Convite: Exposição “O meu olhar sobre o sistema solar”

A Biblioteca da Escola Secundária de Raul Proença convida a comunidade escolar a visitar a exposição “O meu olhar sobre o Sistema Solar”. Esta exposição é uma pequena mostra que pretende apresentar os trabalhos que foram realizados na disciplina de Físico-Química, como resultado das pesquisas e estudos efetuados pelos alunos das turmas 7º A, B, C, D e E-RP e 7ºE-SO, sob orientação das professoras Deolinda Lopes e Maria Leite e com a colaboração das Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Raul Proença.

Novidade – Quero Saber 95

Na edição de dezembro da Quero Saber, destacamos os artigos:
Caças furtivos supersónicos – saiba como a quinta geração de aeronaves de combate vai conquistar os céus; Desportos radicais – atletas intrépidos superam os limites da física, química e biologia para executar feitos incríveis; Guerra 2030 – As tecnologias que definirão o campo de batalha do amanhã; Simulações de Marte – Como estamos a preparar-nos para o maior desafio de sempre da humanidade: viver em Marte; Super vulcões – Os maiores e mais mortíferos vulcões do mundo podem cobrir a Terra de cinza; Bem-vindo à Grande Exposição de 1951 – Deixe-se deslumbrar pelas maravilhas da indústria, todas reunidas sob um cintilante teto envidraçado pela primeira vez na história!; O Mausoléu de Halicarnasso – O túmulo antigo descoberto entre os tijolos de um castelo.

Novidade – Super Interessante 248

Na edição de dezembro da Super Interessante, destacamos os seguintes títulos: Lugares estranhos – a ciência tenta explicar, mas…; Biodiversidade superresistente – Será a vida imparável?; Os inevitáveis conflitos – Aceleraram a nossa evolução; A vida numa selfie – Somos o que queremos parecer?; Benefícios do mexerico – A coscuvilhice; Ondas de drones – Música visual na África do Sul; Não se deixe enferrujar – Como travar a oxidação; O futuro da mobilidade – Um mundo mais pequeno e limpo; A Ciência da Bíblia – O que é verdade e o que é mito; O pai do policial – Edgar Allan Poe; A Mona Lisa Austríaca – Retrato de Adele Bloch-Bauer I; O enigma olmeca – do México à Patagónia; O cinema da memória – obras-primas do celuloide; O ano das mudanças – Tudo se alterou em 1968; Guerreiros de Cristo – ascensão e queda dos templários.

Novidades – National Geographic 213

Na edição de dezembro de 2018 da National Geographic, destacamos os seguintes artigos:
Caçadores de Bíblias – Na fronteira difusa entre arqueologia e religião, colecionadores e oportunistas tentam, numa corrida vertiginosa, localizar textos sagrados antigos e valiosos.
Ecos da Grande Guerra – Um século após o fim da Primeira Guerra Mundial, as marcas da cruel contenda permanecem vivas na memória coletiva dos cenários onde se desenrolou.
Os pumas da Patagónia – Para os criadores de ovelhas desta região do Chile, os pumas são um pesadelo que ameaça o gado. Para os turistas, são uma atração. Um projeto inovador pretende criar condições para que estes felinos sejam tão valiosos para a economia como o são para a conservação do ambiente.
A crise do óleo de palma – O óleo de palma é um dos produtos mais procurados no mundo, mas a sua produção causa a desflorestação e danos ambientais em muitos países asiáticos. Em África, o Gabão tenta pôr em marcha um modelo de produção que assegure também a conservação das florestas primárias.
Comunidade baleeira – Para os inupiat, uma comunidade indígena do Alasca, a vida gira em torno da caça à baleia. Esta atividade praticada durante milénios fascinou o fotógrafo Kiliii Yuyan, que passou dez meses junto desta comunidade para documentar as tradições ancestrais remanescentes.

Concurso Nacional de Leitura – Alunos Apurados para a Fase Concelhia

A biblioteca dá os sinceros parabéns a todos os participantes do Concurso Nacional de Leitura – fase de escola – e informa que as alunas Joana Trindade, do 9D-RP, e Márcia Sousa, do 9E-RP, foram apuradas para representarem o 3º ciclo do Agrupamento Raul Proença na fase concelhia. Os alunos Guilherme Garcia, do 10CT4, e Joana Cavaco, do 12CT3 foram apurados para representarem o Secundário. A fase concelhia decorre na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, no dia 14 de fevereiro, durante todo o dia.