Especial Sapo 24: Saramago, 20 anos do Nobel

Aconselhamos a leitura do Especial que celebra os vinte anos de atribuição do prémio Nobel a Saramago. Contém um mapa interativo a propósito do Memorial do Convento; as homenagens; as memórias que ficaram desses tempos.  Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Álvaro Siza e Jorge Vaz de Carvalho escrevem sobre Saramago.

Novidade na Biblioteca: SuperInteressante, 246

Na SuperInteressante de outubro, destacamos os seguintes artigos:

Olho para ver tudo – Telescópio gigante Magalhães; Fotografar o impossível – Em busca de buracos negros;  Processadores inteligentes – A próxima geração de microchips; O futuro em celulóide – Ficção científica no grande ecrã; Olhos nos olhos – Como os animais captam a luz; Ovos de trilobite – Descobriram-se agora os primeiros; Psicologia canina – Em que pensam os cachorros?; Alimentos em perigo – Das bananas ao trigo e ao café; Banhos de floresta – Benefícios de passear no verde; Recordar a guerra – Batalhas registadas pela arte; O monstro de Auschwitz – Josef Mengele, o “Anjo da Morte”; Pedras falantes – Herança dos nossos antepassados; A invenção democrática – Uma transição política decisiva.

Novidades na biblioteca: National Geographic, 211

Chegou a revista de outubro.
O artigo de capa concentra-se este mês “na Amazónia e nas chamadas tribos incontactadas, as comunidades indígenas com escasso ou nulo contacto com o mundo moderno. São cápsulas do tempo da evolução da nossa espécie, mas carecem de proteção. O avanço desmedido da desflorestação coloca em risco as últimas tribos”.
Outro artigo aborda “um projecto de investigação biomédico que começou há mais de duas décadas com um mergulho inesperado numa gruta algarvia e que culmina agora com a aprovação de uma nova patente com aplicações terapêuticas”.
“Em plena expansão económica chinesa, justifica-se uma questão premente: como se alimenta o gigante asiático e que implicações para o mundo terá o investimento chinês nas ciências agrárias? Em campos distantes, reinventa-se a agricultura.”
Com a revista, viajamos ainda para “o Irão à procura das comunidades nómadas”.
E “em Portugal assinalamos um ano sobre os incêndios devastadores da Beira Alta através do projecto documental de um fotógrafo que decidiu registar tudo o que se perdeu por acção do fogo em 15 e 16 de Outubro de 2017”.

Novidade na Biblioteca – Quero Saber, 94

Artigos em destaque:

Lixo Espacial – Devemos estar preocupados com os detritos que deixamos na órbita da Terra?; A invasão dos parasitas – Seja bem-vindo ao estranho mundo do parasitismo e é de ficar arrepiado!; O efeito placebo – Como é que comprimidos de açucar e injeções de soro fisiológico conseguem enganar a mente para curar o corpo?; Aviões movidos a energia – Descubra a tecnologia e o trabalho de equipa por detrás do primeiro voo à volta do mundo que não gastou uma única gota de combustível.; A ascensão dos robôs de estimação – animais robóticos vs brinquedos; Dinossáurios dos nossos dias – Investigue os animais que viveram para contar a história de uma extinção em massa.

 

Novidade para ler na Biblioteca: National Geographic nº 210

Já pode ler o número de setembro da National Geographic na biblioteca.

Destacamos:

O novo rosto de Katie

Em 2014, uma adolescente destruiu a cara num acto fatídico. Três anos depois, foi submetida a um transplante facial. Um relato comovente sobre identidade, trauma e resiliência.

Por terras esquecidas

Entre arribas deslumbrantes em Trás-Os-Montes e um rio que molda a paisagem há vários séculos, a religião encontrou sempre devotos, apesar de as crenças variarem com os séculos.

Passagem para outro tempo

A caminhada angustiante de inspiradora de Paul Salopek revela um Afeganistão em paz e evoca as tensões da atualidade. Sétima reportagem de um projeto iniciado há quatro anos.

Ave rara

O duro casco de queratina do calau-de-capacete desperta a cobiça dos caçadores furtivos. Atualmente, a população desta espécie que ocupa as fronteiras do Sudeste Asiático encontra-se em franco decréscimo.

Cercados pela crise impossível

A guerra civil destruiu o sistema de saúde do Iémen, conduzindo a população para um amargo caos. Organizações não governamentais minimizam a crise todos os dias.

As joias selvagens da Rússia

O fotógrafo russo Sergey Gorshkov capta, há quase duas décadas, fotografias das maravilhas naturais da Rússia, um país que tem um território de cerca de 35 milhões de hectares sob proteção governamental.

 

 

 

Novidade para ler na Biblioteca: SuperInteressante n.º 245

Já pode ler a SuperInteressante de setembro na biblioteca.

Destacamos alguns artigos:

  • Antes do Big Bang – Podemos olhar mais para trás?
  • A vida quântica – Um campo fascinante e polémico.
  • Psicadélicos que curam – Drogas com potencial terapêutico.
  • Síndrome do Tio Patinhas – A avareza.
  • Maldita carne! – Vamos ser todos vegetarianos?
  • Cuidado com os bichos! – Há os que mordem e os que picam.
  • Ninhos metálicos – A nova vida das cegonhas.
  • Catálogo de emoções – Segundo os cientistas, são 27.
  • A mente musical – Uma linguagem sem palavras.
  • Grandes magnicídios – Marcaram um antes e um depois.
  • O poder no feminino – Até ao Neolítico, era tudo diferente.
  • Mulheres livres – a emancipação feminina em imagens.
  • Viajantes da Antiguidade – Dos minoicos aos romanos.

Boas leituras!