Palestra «Conhecer os Clássicos para compreender a Literatura Portuguesa»

No passado dia 30 de maio, recebemos a Dra Maria Alice Costa na Biblioteca para uma palestra sobre a vantagem de conhecer os Clássicos para melhor compreender a Literatura Portuguesa. Os alunos do 12º ano assistiram a este evento, inserido no programa «Clássicos em Rede», promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares em parceria com o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Durante 90 minutos, os alunos  fizeram um percurso guiado pela Literatura Portuguesa para concluírem que conhecer a Cultura Clássica permite identificar a presença de temas e personagens da mitologia clássica, o que ajuda a ler, compreender e interpretar desde os textos mais antigos aos mais contemporâneos. 

«Justamente – Falar de Justiça»

No passado dia 29 de maio, a Biblioteca recebeu a Sra Dra Juíza Ana Cristina Cardoso, no âmbito da iniciativa da Associação Sindical dos Juízes Portugueses «Justamente – Falar de Justiça». Os alunos do 9º ano puderam conversar sobre o Direito, a Justiça e «Ser Juiz», colocando questões e desfazendo mitos, e foi muito interessante, especialmente tendo em conta a necessidade dos alunos conhecerem melhor a realidade das diferentes profissões ligadas ao Direito neste momento de opção por áreas e cursos do ensino secundário.

IX Batalha de Leitura / Poesia

No passado dia 28 de maio, em Óbidos, decorreu a nona edição da Batalha de Leitura / Poesia, que juntou alunos das escolas dos concelhos de Caldas da Rainha e de Óbidos numa verdadeira celebração da leitura e da poesia. Durante a manhã, os alunos participaram numa oficina de poesia, dinamizada pelo Serviço Educativo do Município de Óbidos, que se iniciou com um percurso pela vila à procura dos versos de um poema de Sophia de Mello Breyner Andresen. Os versos foram depois recolhidos nas páginas de um livro-objeto criado pelos alunos, numa exploração de formas, cores e texturas que interpretou o poema. Após o almoço, no auditório da EBS Josefa de Óbidos, teve lugar a Batalha de Leitura/Poesia entre os alunos representantes de cada um dos ciclos de ensino (2º ciclo, 3º ciclo e secundário) de cada Escola dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos. Num primeiro momento, os participantes fizeram a leitura expressiva de um poema que traziam preparado, após o que se seguiu a entrega de um segundo poema. Enquanto os participantes tiveram uns minutos para lerem e prepararem a leitura do segundo poema, o público assistiu a uma mostra de videopoemas produzidos pelos alunos dos agrupamentos de escolas de Caldas da Rainha e de Óbidos. Seguiu-se a leitura expressiva do segundo poema pelos participantes. Enquanto o júri reuniu para deliberar, houve um momento musical pela Academia de Música de Óbidos. Foram então conhecidos os resultados e entregues os prémios. O Agrupamento Raul Proença fez-se representar pela Constança Nicolau, da EB de Santo Onofre, que ganhou o 1º lugar do 2º ciclo, e pela Alice Bosca e pela Raquel Coelho, da ES Raul Proença, que ganharam o 3º lugar, respetivamente, do 3º ciclo e do Secundário.  Numa edição marcada pela qualidade das prestações de todos os participantes e pela presença das famílias, todos estão de parabéns. É ainda de salientar a participação, pela primeira vez, dos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que muito contribuiu para a qualidade do evento.

Oficinas com Marina Palácio: Como se faz um livro?

Durante a manhã e a tarde de hoje, a Biblioteca recebeu Marina Palácio, que nos trouxe a oficina «Como se faz um livro?». Para os alunos envolvidos, foi uma experiência enriquecedora ouvir a autora revelar o seu processo criativo e depois participar nos desafios que foram propostos, que desenvolveram a imaginação e a criatividade e a capacidade de leitura. À medida que os desafios iam sendo concretizados, cada aluno foi construindo o seu livro. Os livros que resultaram de cada oficina são momentos de uma história de aprendizagem de que se podem orgulhar e guardar para sempre!  Obrigada, Marina Palácio!

Oficinas com Marina Palácio – 27 de maio

No próximo dia 27 de maio, a Biblioteca recebe duas oficinas “Como se faz um Livro?” de Marina Palácio. A primeira destina-se a premiar os alunos da escola que, de várias formas, foram participantes ativos nas atividades que a Biblioteca dinamizou ao longo do ano letivo. A segunda destina-se aos alunos de 10º ano de Artes Visuais.

Oficina com a atriz Amélia Videira na BMCR

No passado dia 21 de maio, durante a tarde, na Biblioteca Municipal de Caldas da Rainha, a atriz Amélia Videira dinamizou uma oficina para os alunos de Caldas da Rainha que vão participar na Batalha de Leitura / Poesia, no próximo dia 28 de maio, em Óbidos. Da Escola Secundária Raul Proença, estiveram presentes a Alice Bosca e a Raquel Coelho, que adoraram a experiência e as aprendizagens que puderam fazer!

Participação no Concurso Nacional de Leitura

No dia 30 de abril, no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, teve lugar a Fase Intermunicipal da CIMOeste da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura. Nela participaram oito alunos em representação do concelho das Caldas da Rainha, entre os quais o Rúben Marques e a Victória Mota, da EB Santo Onofre, e a Joana Trindade e o Guilherme Garcia, da ES Raul Proença.

Foi um dia muito agradável! Depois da receção aos concorrentes, os alunos realizaram as provas escritas, durante o período da manhã, enquanto os professores acompanhantes puderam visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e exposições de ilustração de Danuta  Wojciechowska e de Sebastião Peixoto.

Decorreu o almoço, momento de confraternização sempre importante. Eis os alunos do concelho das Caldas da Rainha:

Depois do almoço, selecionados os cinco concorrentes de cada ciclo com as melhores pontuações nas provas escritas, decorreram as provas de palco, constituídas por uma leitura expressiva de um excerto do livro lido e de uma intervenção oral sobre um tópico de leitura.

Nesta fase, participou a Joana Trindade:

O espetáculo teve a apresentação do Paulo Condessa e foi muito animado. Já a tarde ia longa quando foram conhecidos os vencedores. Embora nenhum dos alunos do Agrupamento Raul Proença tenha sido selecionado para a fase final, todos nos deixaram orgulhosos, quer pelas suas prestações, quer pelo comportamento exemplar em qualquer situação!

Fica a imagem de todos os concorrentes no palco, no final do dia:

Parabéns a todos!