19 Mar 2022

Erasmus+ | Projeto Empowered by Diversity

/
Publicado por

Entre os dias 6 e 11 de março teve lugar a primeira parte do intercâmbio de alunos entre a nossa Escola e a Secundair Onderwijs Groenhove, em Waregem, na Bélgica.

Recebemos 16 alunos e duas professoras, aos que se juntaram 19 alunos da ESRP, acompanhados por dois professores. Em conjunto desenvolvemos um programa variado, centrado na temática da diversidade.

Vimos que Portugal, e Caldas da Rainha em particular, tem um historial de multiculturalidade, fazendo visitas temáticas a Tomar e a Lisboa.

Créditos: Célia Marteleira e Mário Lemos

Aprendemos sobre as consequências do conflito entre culturas, falando com um refugiado iraquiano e com um familiar de refugiados ucranianos e vendo o filme “Freedom Writers”.

Percebemos que a multiculturalidade nos fortalece, quando estamos dispostos  a nos conhecermos a nós próprios e aos outros, através de atividades artísticas e desportivas.

Encontrámos, ainda, na sustentabilidade e na proteção do mar um objetivo comum fundamental, ao limparmos a praia, trabalhando com plástico retirado no mar e visitando o Oceanário, numa visita guiada focada na proteção marinha.

Créditos: Célia Marteleira e Mário Lemos

Selando o percurso feito em conjunto, plantámos, no último dia, uma árvore no recinto escolar e, na despedida, foi já com saudades que nos abraçámos, ansiando o próximo encontro!

Entre os dias 24 e 29 de abril será a vez dos alunos da ESRP irem até Waregem.