21 Mar 2022

Hastear da Bandeira Eco-Escolas

/
Publicado por

21 de março, Dia Mundial da Floresta e da Árvore, foi a data escolhido para hastear a bandeira Eco-Escolas na Escola Secundária Raul Proença, um evento organizado pela equipa Eco-Escolas.

Em 1782, no estado norte-americano do Nebraska, John Stirling Morton conseguiu impelir a população a consagrar um dia do ano à plantação de árvores, para resolver um problema de escassez de lenha. Um único cidadão conseguiu dar início à celebração de uma data, hoje comemorada à escala mundial. Este é também um exemplo para os dias de hoje, no que diz respeito à proteção do meio ambiente, sublinhando o papel importante e decisivo de cada um de nós enquanto cidadãos. Hoje, mais do que nunca, temos a certeza de que são os nossos comportamentos atuais e individuais que ditarão a qualidade de vida e a sustentabilidade do futuro de todos. As ações individuais visam um bem comum, pois não existe a “minha” ou “tua” Natureza, mas a “nossa” Natureza. O projecto Eco-escolas é isto: mudar pelo bem comum!

Uma bandeira é um símbolo de coletivo e união. A bandeira Eco-Escolas não poderia ser diferente. Ao ser hasteada, a sua cor verde simboliza a esperança de que é possível fazer mais e melhor pelo ambiente. Cabe-nos a nós manter a esperança bem visível, no topo, com atitudes tão simples como a separação de resíduos e a utilização sustentável da água. A bandeira assinala que, na nossa escola, existe a preocupação, através do projecto Eco-Escolas e de todas as iniciativas ambientais das diferentes disciplinas, em sensibilizar, integrar e promover nos alunos e na comunidade escolar atitudes respeitadoras do meio ambiente.  Hasteando a bandeira, a equipa Eco-Escolas promove e celebra o sentimento de união, ao afirmar que, na Escola Secundária Raul Proença, tal como na comunidade, juntos conseguimos contribuir para um mundo melhor.