20 Abr 2022

Eco-trilho do Parque D. Carlos I

/
Publicado por

O Clube de Ciência + da Escola Básica Santo Onofre e a Biblionofre juntaram-se para a criação da atividade Eco-trilho do Parque D. Carlos I, destinada aos Dias Diferentes do Agrupamento. Este projeto foi planeado em conjunto durante o primeiro período e concretizado durante o período seguinte, tendo tido o seu ponto alto nos dias 7 e 8 de abril de 2022, em que várias turmas do 2.º e 3.º ciclo usufruíram desta desafiante atividade.

Mas o que é um eco-trilho? Consiste numa proposta de exploração de um espaço através de um percurso, neste caso pedestre, seguindo vários pontos de interesse de carácter ecológico. Neste caso, o local foi o maravilhoso Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, tendo sido sugerido aos alunos que passeassem e descobrissem várias plantas. Para tornar este passeio mais interessante, foi-lhes solicitado que se orientassem através de um mapa e que realizassem um conjunto de desafios. Cada planta estava marcada com um código QR, permitindo aceder a páginas na Internet através de um smartphone. Além de informação botânica e outras curiosidades, deparavam com um exercício de atenção e raciocínio. Desde simples questões de cultura geral ou sobre ciência, a enigmáticos desafios matemáticos, era ver os alunos empenhados em descobrir as pistas e serem os primeiros a inscrever os seus nomes entre os melhores, através de um questionário final. O percurso não era fácil e as questões punham à prova os mais capazes, mas todos se divertiram, tendo mesmo surpreendido a organização pela qualidade das suas participações!

Entretanto, os códigos QR tiveram de ser retirados, mas a atividade continua disponível online, bastando aceder ao site do projeto (https://sites.google.com/view/ecotrilho-parque-d-carlos), onde poderão navegar e conhecer as diferentes plantas, bem como realizar os desafios. Experimenta e dá o teu melhor!