Biólogo por um dia
Na manhã do dia 5 de maio, teve lugar uma iniciativa no âmbito do Projeto Ciência Viva da Escola Básica de Santo Onofre, com a colaboração do programa Eco-Escolas, envolvendo as turmas do 5.º E e do 6.º A. Tratou-se de uma sessão prática de “Monitorização científica de populações ameaçadas de peixes nativos de água doce”no Rio Tornada, troço das Trabalhias.
A ação foi dinamizada por Carla Sousa Santos, investigadora do MARE-ISPA, que desenvolve o seu trabalho de investigação na área da Genética aplicada à Conservação, Filogenia e Filogeografia de peixes de água doce desde 2002.
A atividade, de ciência cidadã, demonstrou a técnica de amostragem por pesca eléctrica e contou com a participação ativa dos alunos nos procedimentos de identificação e monitorização do estado das populações ameaçadas de peixes nativos e dos seus habitats. Os alunos foram “cientistas por um dia”, tocaram nos peixes, experimentaram sensações ao toque com as diferentes escamas e puderam ainda observar diferentes comportamentos dos peixes. Observaram também espécies invasoras e ficaram a conhecer algumas das consequências da sua introdução no ecossistema. Recolheram ainda dados para posterior análise em laboratório. No local foi também feita a análise das características do curso do rio Tornada, no que se refere ao tipo de leito, margens e espécies ripícolas, tendo em conta a ficha do projeto rios. Decorreu ainda uma componente prática relacionada com as características da água.
Os alunos participantes manifestaram muito interesse, curiosidade e entusiasmo tendo solicitado que se fizessem mais atividades deste género na escola.





