14 Mai 2022

Nem tudo o que vem à rede é peixe

/
Publicado por

Durante a manhã de sábado do dia 14 de maio, decorreu na rua da cidade junto ao centro de emprego, um conjunto de desafios promovidos pelo Clube de Ciência+ e Ciência Viva, integradas no Happening Raul Proença. A iniciativa está integrada na comemoração dos 50 anos do “Liceu”, 40 anos da ES Raul Proença e 10 anos do AE Raul Proença.

Foi com enorme satisfação que as docentes e alguns alunos do clube, em parceria com a Biblionofre, prepararam um conjunto de atividades que apresentaram nessa manhã aos inúmeros visitantes.

O Desafio “ Nem tudo o que vem à rede é peixe” foi dinamizada por um conjunto de discentes que alertaram os visitantes para a problemática dos resíduos no oceano que põem em causa a biodiversidade marinha. O jogo didático retratou uma pescaria na costa portuguesa, no qual se podia pescar peixes de espécies desde baixo a alto valor comercial, ou resíduos presentes no oceano. Foi também realçada a importância das escolhas individuais no consumo sustentável, o conceito de tamanho mínimo de captura e o seu papel na preservação dos recursos naturais.

Durante essa manhã foram também abordados outros temas como a problemática dos microplásticos, ilhas de plástico nos oceanos, lista vermelha de peixes e de espécies invasoras. Foram ainda desenvolvidas atividades como a determinação da idade dos peixes com base nas suas escamas, características dos revestimentos de vários seres marinhos e observação ampliada dos mesmos.

Foram distribuídos aos visitantes alguns materiais elaborados pelos alunos do Clube de Ciência e alunos do 8º ano como as “ Tirinhas de sustentabilidade” alusivas ao uso sustentável da água e pescas sustentáveis bem como pedras pintadas com mensagens de preservação do oceano e réguas indicativas das dimensões adequadas de captura de peixes.

Foi ainda recriado um ambiente marinho, com peixes construídos a partir de materiais reutilizados.