27 Mai 2022

Projeto “Eu sou água” do 4.º B da EB dos Arneiros

/
Publicado por

Subprojeto – “Histórias… que metem água”

O Botão do Tempo

         O Projeto do 4.º ano envolveu as disciplinas de Português, Estudo do Meio, Artes Visuais e Educação Dramática/Teatro e tem como trabalho final um teatro de fantoches, tendo como personagens quatro crianças e algumas figuras da história local.

Os alunos realizaram visitas aos locais históricos selecionados: Hospital Termal, Parque D. Carlos I, Museu de Cerâmica e Museu José Malhoa e outras pesquisas, para recolha de informação e documentação, que serviram de suporte ao desenvolvimento do trabalho.

Foi produzido, coletivamente, um texto ficcionado, tendo como personagens algumas figuras da história local, com as ações a localizarem-se na Foz do Arelho e locais históricos mais representativos da história local.

Assim, um grupo de amigos, que estava a passar férias na praia da Foz do Arelho, deparou-se com a praia muito suja e resolveu levar a cabo uma campanha de limpeza da praia.

Um dia apareceu-lhes na areia um botão, que ao ser puxado, abriu um portal do tempo e transportou-os para outras épocas e outros locais. Assim, conheceram e falaram com: a Rainha D. Leonor, o Rei D. João II, o Rafael Bordalo Pinheiro e o José Malhoa.  Deste modo é dada a conhecer um pouco da história e alguns locais da cidade e as suas figuras mais relevantes.

Paralelamente à produção do texto, foram produzidos os projetos dos fantoches, com as personagens escolhidas, posteriormente foram executados em pasta de papel (com jornais e revistas recolhidos pelos alunos), pintados e complementados com adereços, tendo em consideração o projeto inicial.