16 Jan 2024

A coragem da gota de água é que ousa cair no deserto

/
Publicado por

No dia 10 de janeiro de 2024 os alunos do 11º e 12º anos de Artes Visuais fizeram uma visita de estudo ao Museu do Neo-Realismo e ao Museu Carlos Relvas acompanhados pelas professoras Ana Militão, Isabel Ferreira e Dulce Nunes.

Inspirados neste provérbio chinês que dá título à exposição do movimento Neo- Realista Português saboreamos o que a arte tem em comum com esta gota de água que ousa cair no deserto, pois nunca opera revoluções, nem uma acção imediata ou direta sobre a realidade, questiona-nos porém o suficiente para nos convidar a refletir a partir da sua linguagem própria e com ela nos espanta e influencia para o resto da nossa vida.

A produção artística Neo-Realista contribuí para com o seu testemunho para a nossa visão humanista face à realidade social e ao contexto adverso do Estado Novo. Linda Nochlin (historiadora de arte norte americana) uma das maiores especialistas na análise do realismo artístico, sublinha que os os realistas valorizam positivamente a representação do baixo, do humilde e do comum, dos setores socialmente mais desfavorecidos ou marginais. É representado o camponês, o operário, a lavadeira, a prostituta na sua realidade nua e crua. Assim é a nossa visão neo-realista da realidade da época do estado novo.

Alfredo Cunha, Um fotógrafo do mundo

Alfredo Cunha é um dos fotógrafos mais importantes da nossa contemporaneidade. Com uma larga experiência em fotojornalismo andou por todo o mundo e é um dos fotógrafos mais associados à revolução de Abril de 1974. Nesta exposição expõe trabalhos dos seus 50 anos de trabalho fotográfico.  É uma oportunidade única para vermos as imagens icónicas por ele criadas das personagens que compõem a galeria dos retratos aqui representados e maravilharmo-nos com as imagens extraordinárias do mais comum dia a dia que fotografou. As suas imagens têm uma qualidade inequívoca e o preto e branco confere-lhes uma beleza extraordinária.

Museu Carlos Relvas

Neste museu foi-nos proibida a recolha de imagens portanto não temos registos fotográficos da visita. Contudo tivemos acesso ao estúdio de fotografia mais antigo da Europa criado de raiz pelo fotografo Carlos Relvas. Os alunos estiveram em contato com os primórdios da fotografia e os processos ainda em construção.