6 Nov 2025

Outubro. O mês da Saúde Mental

/
Publicado por

Durante o passado mês de outubro, cerca de 760 alunos dos vários ciclos de ensino do Agrupamento de Escolas Raul Proença tiveram oportunidade de participar numa dinâmica dedicada à temática da Saúde Mental. 

Esta iniciativa procurou desmistificar alguns mitos e preconceitos, relacionados com a Saúde/Doença Mental, normalizar determinados problemas que possam surgir nesta área e consciencializar para a importância do pedido de ajuda. 

 A atividade, promovida e desenvolvida pelos Psicólogos do Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento (SPO), teve lugar nas aulas de Estudo do Meio, Espaço Turma ou em Educação para a Cidadania e Desenvolvimento e envolveu alunos de diferentes níveis de ensino. 

 Ao longo da sessão, os participantes refletiram sobre as emoções, o impacto da ansiedade no dia a dia e sobre os comportamentos e hábitos protetores e promotores da Saúde Mental. 

 Através da visualização de uma curta metragem ou de um vídeo interativo (consoante os anos de escolaridade) e do diálogo e partilha conjunta, procurou criar-se um ambiente seguro e acolhedor, onde os alunos pudessem expressar as suas ideias e experiências. 

 De acordo com a equipa do SPO, “é fundamental que os jovens compreendam que pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas sim um passo importante para o auto cuidado e o equilíbrio emocional”. Os alunos envolvidos mostraram-se bastante recetivos e destacaram a relevância de falar abertamente sobre saúde mental, tal como falamos de saúde física e de conhecer os recursos de apoio disponíveis na comunidade escolar e fora da escola.  

Com esta ação, o Agrupamento de Escolas Raul Proença reforça o seu compromisso com a promoção do bem-estar psicológico e com a educação para a saúde, contribuindo para uma escola mais empática, informada e solidária.

Créditos: SPO