262 840 560
direcao@aerp.pt - secretaria@aerp.pt

Atividades 1º Ciclo

 


No dia 16 de Dezembro os meninos da EB1 da Foz do Arelho tiveram um desafio especial: construir uma Aldeia de Natal em bolachinhas. O desafio foi superado, com bastante empenho e criatividade por parte dos alunos, que adoraram o resultado final.
Da parte da tarde, tiveram mais uma surpresa: duas avós vieram à Escola fazer filhoses de Natal, com a ajuda dos alunos. No final, deliciaram-se a provar a iguaria. Foi um dia muito especial, que ficará na memória destas crianças.

Os alunos do 1º ciclo da EB de Santo Onofre participaram na 6ª edição do concurso “Árvores das Escolas”, com a decoração da Árvore de Natal Musical, exposta na Avenida 1º de Maio, no âmbito do projeto: “Caldas, Rainha do Natal 2019”, promovido pela ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, com a colaboração da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, tendo-lhe sido atribuído o honroso 1º lugar.
O projeto de ornamentar uma árvore com instrumentos musicais construídos com materiais reciclados vem na sequência da reutilização de materiais e da necessidade de proteger o ambiente. Com a leitura do código QR, a comunidade poderá aceder a informação sobre os instrumentos musicais produzidos pelos alunos. Toda a comunidade escolar, através da pauta musical elaborada nesta árvore deseja: “A todos um bom Natal”!

 


O Agrupamento de Escolas Raul Proença está de parabéns pela participação no concurso “Caldas, Cidade Natal 2019”.
Para além do 1º prémio atribuído à EB de Santo Onofre recebeu, ainda, três menções honrosas, EB/JI do Bairro dos Arneiros, EB Bairro da Ponte e EB e JI do Nadadouro, o que muito valoriza o trabalho desenvolvido em todo o Agrupamento; assim como a importância da envolvência dos Pais e Encarregados de Educação nestes projetos. Todos estão de parabéns.


Os alunos do 3º e 4º Ano, da EB do Bairro e do Centro Escolar tiveram um momento alto em torno da leitura com o objetivo de selecionar um participante para representar cada uma das escolas na 2ª eliminatória, para o Concurso Nacional de Leitura, ao nível do agrupamento, que se realizará no dia 16 de Janeiro na BE da Raul Proença.
No Centro Escolar a vencedora foi a Filipa Dias, na EB dos Arneiros o Dinis Pinho.

A BE dos Arneiros recebeu um grupo de alunos do 11º Ano da Raul Proença para falarem de discriminação com as turmas do 3º e 4º Ano de Escolaridade. Depois, em contexto de sala de aula, em conjunto elaboraram cartazes muito criativos e apelativos. Os mais crescidos foram excelentes na abordagem feita e na colaboração dada aos mais pequenos. As crianças adoraram. Assim se faz a flexibilidade.

 


Projeto Escola Azul.
No dia 12 de dezembro, os alunos da Escola Básica do Nadadouro, no âmbito do Projeto Escola Azul, foram presenteados com uma acção promovida pela Docapesca (parceira da Escola Azul), com a presença do surfista Hugo Vau.
Esta acção teve como principal objetivo divulgar o sector da pesca junto dos nossos alunos, elucidando-os sobre a forma como o peixe vai do mar ao prato e trazendo a realidade deste sector aos alunos que, de outra forma, não teriam um conhecimento tão aprofundado sobre o mesmo.
A atividade culminou com o testemunho do surfista Hugo Vau – “Peixe puxa carroça!”, sobre a importância do consumo de peixe, nomeadamente do carapau por ser uma espécie sustentável e rica do ponto de vista nutricional.

 



Na Escola EB do Bairro dos Arneiros o ” Dia da Pessoa com deficiência” foi assinalado com e interação dos alunos do 2º e 3ºAno,com dois utentes do CAO. Uma sessão cheia de curiosidade e emoção por parte dos alunos e de entusiasmo e satisfação por parte dos nossos convidados. Um agradecimento especial ao CAO pela parceria e ao professor Bruno pela forma como orientou a sessão.


 

“De volta ao FantochArte” na EB de Santo Onofre
No dia 6 de dezembro de 2019, os alunos do 1º ciclo da EB de Santo Onofre comemoraram o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e assistiram ao teatro de fantoches: “De volta ao FantochArte” do Centro de Educação Especial Rainha D. Leonor que abordou o tema da inclusão através das histórias: “A lagartixa Ficha e o Bicho Pau” e “A onda perfeita”.
A partir da história “A lagartixa Ficha e o Bicho Pau” os alunos chegaram à conclusão de que apesar do medo, nunca se deve deixar de fazer novas amizades, pois a amizade é uma das melhores coisas do mundo. A história “A onda perfeita” levou os alunos a deduzir que o melhor é aproveitar todas as ondas, porque a diferença e a imperfeição é o que torna especial as ondas e os momentos da vida.
Os alunos adoraram as histórias com os fantoches e desejaram que o FantochArte volte sempre à Escola.


 

Os alunos do 1º ciclo da EB de Santo Onofre participaram no Concurso Árvores das Escolas Natal 2019, no âmbito das atividades de Natal da Cidade com a construção duma árvore de natal musical para colocar na Avenida 1º de Maio.
O projeto de construir uma árvore ornamentada com instrumentos musicais de materiais reciclados vem na sequência da reutilização de materiais e da necessidade de proteger o ambiente.
Com a leitura do código QR, a comunidade poderá aceder a informação sobre o processo de construção dos instrumentos musicais e os alunos através da pauta musical desejam:

“A todos um bom Natal”!


 

No dia 25 de novembro de 2019, os alunos do 1º ciclo da EB de Santo Onofre, receberam a visita da ilustradora Alexandra Gonçalves. Esta designer gráfica tem realizado diversos trabalhos na área da Literatura Infanto-juvenil e já recebeu três prémios de Ilustração. Durante as sessões dinamizadas, a nossa convidada mostrou aos alunos como se faz uma ilustração, ensinou algumas técnicas de desenho e presenteou as turmas com magníficos desenhos.



 

Entrega de Prémios eTwinning em Canelas – Vila Nova de Gaia.
Foram receber os Selos Europeus eTwinning 2019 a docente Isabel Seno em representação da docente Helena Martins, da Escola Básica Integrada de Santo Onofre e a docente Teresa Lopes titular de turma na EB do Bairro dos Arneiros.


No passado dia 8 de novembro, em Canelas – Vila Nova de Gaia. Foi receber o Prémio Nacional eTwinning 2019 – 1* Ciclo a docente Teresa Maria Lopes titular da turma 3* B na EB do Bairro dos Arneiros, com o projeto Van Gogh Art Gallery.


 


A Biblioteca CesoArneiros deu início ao projeto “A ler é que a gente se entende” na Escola BE do Nadadouro; um projeto orientado pela professora bibliotecária, Dárida Pardal, que conta com a colaboração das professoras titulares de turma, Sandra e Ana Sofia, e com a professora de Inglês, Sofia Rainho, que semanalmente fará empréstimo domiciliário proporcionando ao alunos a possibilidade de levar livros para leitura autónoma e em família.

 

 



Assinalado o “Dia Mundial da Alimentação” na escola EB/JI Bairro dos Arneiros e Centro Escolar de Santo Onofre com a atividade “O prato dos alimentos incríveis”.


Os alunos do 4º Ano, da EB Bairro dos Arneiros, e do 3º e 4º Ano, do Centro Escolar de Santo Onofre, deslocaram-se à Biblioteca Municipal para assistir a um mini concerto pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. 


Algumas turmas do Centro Escolar de Santo Onofre e da EB do Bairro dos Arneiros deslocaram-se à Biblioteca Municipal para um encontro com a autora Carmen Zita.


Os alunos da EB do Nadadouro vieram à EB nº1 de Santo Onofre(Centro Escolar) para participar na atividade “Como nos proteger em caso de sismo” com a colaboração da Proteção Civil, almoçaram no refeitório da escola e tiveram uma oficina de escrita criativa na BE.


 

 

 

Jornal das Caldas


Chapéus com aTTitude


Boas vindas aos colegas
A turma do 2ºA da EB de Sto Onofre deu as boas vindas a todos os colegas do 1º Ciclo, aos assistentes operacionais e aos professores, cantando a canção “Começar com alegria!”

 

“Movimento Gentil “da RTP2 visita a EB de Santo Onofre
No dia 4 de outubro os alunos do 1º ciclo da EB de Santo Onofre do Agrupamento de Escolas Raul Proença participaram na realização do programa “Movimento Gentil – Desafio Escolas” da RTP2.
O “desafio Escolas” é um projeto  que pretende reforçar as competências sócio-emocionais junto das crianças e dos adultos, promovendo a redução do bulling, cyberbullying, da violência e do discurso do ódio.
O ator Rodrigo Paganelli criou a Patrulha Gentil formada com alunos de todas as turmas do 1º ciclo que lhe deram a conhecer várias atividades em curso na escola, de onde foram destacados os projetos de Xadrez, “Dress a girl around the world”- Portugal  e Arte  e Educação – Rota da cerâmica.
ZigZag – Movimento Gentil

 

A minha terra+Sustentável

“Os passarinhos”
“Trabalhos realizados pelos alunos da turma A do 2.°ano, da EB do Bairro dos Arneiros, na aula de Expressão Plástica. “Os passarinhos” em origami e personalizados pelos alunos.”

“Os alunos do 2.° A da Escola Santo Onofre, participaram no Concurso “A minha terra+Sustentável”, organizado pela Associação de Professores de Educação Visual e Tecnológica, no âmbito da temática: A Proteção Terrestre.
Foram realizados seis trabalhos de grupo pelos alunos, na disciplina de Expressão Plástica, com as professoras Fernanda Garcia e Sandrina Cordeiro, recorrendo a materiais da natureza envolvente da escola, papel e cartão recicláveis, sensibilizando para a questão da sustentabilidade e, estimulando a criatividade através de diferentes técnicas de expressão plástica.”

Dia Internacional da Biodiversidade.

"A minha terra+Sustentável"

Oficina de Artes - Educação Especial

Festival de Vídeo Escolar - VIANA - 2.º A - EB de Santo Onofre

filme acessível para visionamento

Exposição de trabalhos - 2º B - Granada - E.B. Santo Onofre

Oceano dos afetos

PANFLETO

Arte em Santo Onofre

CONVITE

eTwinning - Christmas Cards Exchange and little gift.

Read All News