262 840 560
direcao@aerp.pt - secretaria@aerp.pt

Atividades ano letivo 2020-2021

Os alunos do 2º e 3º ano da Escola Básica do Nadadouro abraçaram mais uma vez o desafio proposto pelo Projeto Histórias da Ajudaris 2021, dedicado ao tema “Se eu fosse…”. Foi com muita alegria e de coração cheio que recebemos a notícia, que a história da turma intitulada “Missão Salvar o Planeta” foi selecionada para fazer parte da coletânea de histórias, a ser futuramente publicada. Recorda-se que este projeto promove a inclusão social através da leitura, da escrita e da arte e através da venda solidária dos exemplares para a ajuda a famílias e crianças carenciadas.


 


É com muita satisfação que comunicamos que a história “As vacinas desaparecidas” criada, dramatizada e filmada pelo 3ºA da EB de Santo Onofre com o imprescindível apoio do professor Paulo Sousa (da Biblioteca Escolar), submetida no âmbito da 12.ª edição do concurso “Conta-nos uma história!”, foi uma das histórias vencedoras.
Os resultados do concurso podem ser consultados aqui.
Todo o projeto, desde a sua conceção até ao filme está divulgado no blogue “Ler, imaginar e partilhar”  https://sites.google.com/view/ler-imaginar-e-partilhar/
A sessão de divulgação dos vencedores contou também com o lançamento de um jogo de tabuleiro “Vamos Descobrir o Mundo Digital”, que promove a Cidadania Digital e é dirigido aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A turma irá colocar este jogo na Biblioteca Escolar à disposição de toda a comunidade educativa.

A referida turma congratula-se igualmente por ter iniciado este ano um projeto de apoio educativo inovador, no qual com a colaboração do professor Carlos Hermínio, todos os alunos deram os primeiros passos na aprendizagem de Xadrez. No final do ano letivo, realizámos o “Campeonato de Xadrez do 3ºA”, tendo as classificações sido as seguintes:
1º lugar – Inês Manuel
2º lugar – Manuel Sousa
3º lugar – Eduardo Figueiredo e João Sousa

Na turma foi ainda implementado um programa de promoção do sucesso educativo, através da atribuição de estrelinhas por cada trabalho de avaliação com nota superior a 95%, tendo no total sido conseguidas mais de 200 estrelinhas. Festejámos as primeiras 100 com filme na sala e pipocas saudáveis e as 200 foram festejadas no último dia de aulas com direito a visita guiada, jogos tradicionais e dança, no parque D. Carlos I.
 
Os 3 alunos que conseguiram mais estrelinhas foram:
1º lugar – Manuel Sousa
2º lugar – Simão Domingos
3º lugar – Inês Manuel


Dia Escola Azul (19 de maio)

dav

dav

dav

dav


 “Conta-me um conto”
Este livro resultou do trabalho, que a Biblioteca Escolar tem vindo a desenvolver, com a turma do 4ºA da EB nº1 de Santo Onofre (Centro Escolar), no âmbito do Projeto de Leitura “Um conto contado” dando relevância aos contos tradicionais como estimuladores de emoções/sentimentos levando as crianças, desde pequenas, a desenvolver o prazer de ouvir e posteriormente de ler. Articularam-se as diversas áreas, do Português à Expressão Artística e Plástica, tendo resultado estre trabalho final.

 

https://youtu.be/ULCytudKQlc

 




Livro objeto elaborado pelos alunos da EB do Nadadouro
No âmbito do Projeto “Escola Azul” em parceria com a “Liga da Proteção da Natureza” e o “Centro de interpretação para a Lagoa de Óbidos”, apoiados pela Biblioteca Escolar, os alunos da EB do Nadadouro, criaram o livro objeto “A Lagoa de Óbidos” que serviu para assinalar o “Dia Mundial do Livro”.
Na elaboração deste livro objeto estiveram envolvidos os alunos 1º, 2º,3º e 4º Ano de Escolaridade, num total de 28 alunos, as professoras titulares de turma: Ana Sofia Santos e Sandra silva e a professora Bibliotecária Dárida Pardal.

https://youtu.be/MywbBz5UDCw


 



“O Livro das figuras” foi criado pelos alunos do 3º e 4ºB da EBnº1 de Santo Onofre (Centro Escolar). Um livro muito divertido e imaginativo. Um trabalho desenvolvido em articulação com a Biblioteca Escolar.

https://youtu.be/TRJrS5ml4Us


“Sardinha Prateada”
Este livro objeto, “A sardinha Prateada”, foi criado pelos alunos do 3ºA da EBnº1 de Santo Onofre (Centro Escolar) no âmbito do “Dia Internacional do Livro”.

https://youtu.be/YGtUvTUJ_Vs


Actividades do 4B SO

Turma A de 3.º ano da EB de Santo Onofre.
A história coletiva “As vacinas desaparecidas” foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Oferta Complementar, com a colaboração da Biblioteca Escolar e das Famílias, no âmbito do projeto “Ler, imaginar e partilhar” .


Trabalhos realizados pela turma 4° B SO, no âmbito do plano nacional das artes.  
eTwinning EBI Onofre   Visite-nos

Solidariedade em dia de reis - EB Foz do Arelho

 

 

 

 

 

 

A EB de Santo Onofre foi distinguida com o selo Escola Amiga da Criança, com o projeto “Ler, imaginar e partilhar”, desenvolvido no final do ano letivo 2019/2020, na turma A de 2.º ano em colaboração com a Biblioteca e Encarregado de Educação da referida turma. 

No presente ano letivo a turma A de 3.º ano recebe o selo da Escola Amiga da Criança, com mérito.
A EB de Santo Onofre foi recentemente distinguida com o selo Escola Amiga da Criança, pela criação do audiolivro “A bicicleta de rodas quadradas”, no âmbito projeto “Ler, imaginar e partilhar”, desenvolvido no final do ano letivo transato. A turma foi igualmente vencedora no Quiz “Roda da Alimentação” do programa “Leite é boooom!”, tendo recebido leite, que foi distribuído pelas turmas de 1.º ciclo do estabelecimento escolar, para fazer batidos (semana da alimentação) e  cabaz de Natal. Contou ainda com a publicação do seu texto “Animais surreais” na edição da Ajudaris. Por todo o seu empenho em participar nas iniciativas da comunidade e em promover a relação escola-meio. A turma está de parabéns.
Parabéns a todos os elementos envolvidos.
Segue o link do site:  https://sites.google.com/view/ler-imaginar-e-partilhar/inicio?authuser=0

"Cantar as janeiras na EB do Nadadouro"


Histórico das atividades levadas a efeito nos anos transatos   Visitar

Solidariedade em dia de reis - EB do Nadadouro


 

Escola EB Sto. Onofre foi distinguida com o selo “Escola Amiga da Criança”, graças ao projeto “Ler, imaginar e partilhar”, desenvolvido pela turma A do 3.º ano com a colaboração das famílias e da Biblioteca Escolar.
Lista das Escolas distinguidas
Ler, imaginar e partilhar

“Viver a Sustentabilidade”

No dia 28 de outubro, os alunos da EB do Nadadouro foram prendados com a visita do Centro Ecológico e Educativo do Paul de Tornada, com uma magnífica atividade intitulada “Viver a Sustentabilidade”. A atividade consistiu na realização de um jogo da glória, no qual os alunos foram os peões e responderam a questões ou sofreram consequências, tendo em conta a casa do jogo sorteada após o lançamento do dado. A dinâmica da atividade permitiu relembrar algumas das atitudes e comportamentos que o Homem deverá ter para uso correto dos recursos naturais existentes no nosso Planeta.

4º A - EB de Santo Onofre - Dia da árvore