biblioteca.so@aerp.pt

Blog

9 Mai 2019

Parabéns Rui Correia!

Quem conhece o professor Rui Correia sabe da sua dedicação aos alunos e ao ensino, como profissional competente que pensa e repensa as suas práticas, mas sobretudo como o ser humano que se preocupa com o outro, procurando suscitar nele o que de melhor tem. A Biblionofre orgulha-se de ter na sua escola o galardoado com o prestigiado Global Teacher Prize Portugal 2019 (prémio já conhecido internacionalmente como o “Nobel da educação”), não apenas pelo que nos honra enquanto colega de trabalho, mas, sobretudo, pelos projetos partilhados e pelos desafios que nos propõe regularmente. Parabéns Rui Correia!! E, como sempre, mãos à obra…

Para saberes mais, lê o seguinte artigo noticioso: Rui inventou formas de manter os alunos sempre atentos. É o melhor professor do ano – Diário de Notícias

9 Mai 2019

O Dia Aberto na Biblionofre

No dia 4 de maio de 2019 as portas de EB Santo Onofre abriram-se mais uma vez à comunidade caldense, dando a conhecer o seu projeto educativo e as atividades desenvolvidas pela comunidade escolar. Este momento é sempre preparado com muito afinco por todos os envolvidos, com o objetivo de receber da melhor forma todos os que nos visitam. São dinamizadas exposições, atuações musicais, espaços de projeto, laboratórios de experimentação, entre muitas outras atividades, que mostram uma escola viva e apostada em fornecer aos seus alunos as melhores experiências e cenários de aprendizagem inovadores. A Biblionofre é parceira desta iniciativa e, além de colaborar na organização, planeamento e montagem de várias atividades, acolheu no seu espaço o projeto de leitura da turma do 1.º A, dinamizado em parceria com a professora Filomena Rodrigues. Além da exposição dos trabalhos realizados, os visitantes puderam ouvir dos próprios alunos a explicação para a sua realização e o que aprenderam ao longo deste projeto. Foi um momento de partilha muito interessante, sobretudo por podermos ver o entusiasmo e desenvoltura de alunos que estão ainda na fase inicial de aprendizagem da leitura. Mas, como diz o ditado popular, “é de pequenino que se torce o pepino” e, pela amostra, serão certamente leitores interessados e competentes.

Clica na foto para ver mais imagens

 

9 Mai 2019

Participação no Concurso Nacional de Leitura 2019

No dia 30 de abril, no Cine-Teatro de Sobral de Monte Agraço, teve lugar a Fase Intermunicipal da CIMOeste da 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura. Nela participaram oito alunos em representação do concelho das Caldas da Rainha, entre os quais o Rúben Marques e a Victória Mota, da EB Santo Onofre, e a Joana Trindade e o Guilherme Garcia, da ES Raul Proença. Durante a parte da manhã foram realizadas as provas escritas pelos alunos, enquanto os professores acompanhantes puderam visitar o Centro de Interpretação das Linhas de Torres e exposições de ilustração de Danuta Wojciechowska e de Sebastião Peixoto. Seguiu-se um almoço em que os participantes puderam confraternizar e reunir forças para a sessão da tarde, com a prova de palco. O espetáculo teve a apresentação do escritor e animador de leitura Paulo Condessa, tendo participado os cinco concorrentes de cada ciclo com as melhores pontuações nas provas escritas. Nesta fase, participou a aluna Victória Mota na categoria de segundo ciclo. Já a tarde ia longa quando foram conhecidos os vencedores. Embora nenhum dos alunos do Agrupamento Raul Proença tenha sido selecionado para a fase final, todos nos deixaram orgulhosos, quer pelas suas prestações, quer pelo comportamento exemplar em qualquer situação!

Clica na foto para ver mais imagens

 

9 Mai 2019

Relembrando o Chá Literário

A Biblionofre recorda a atividade Chá Literário, que decorreu no passado dia 4 de abril, um momento em que a escola convida a comunidade escolar a passar o portão para assistir a um pequeno espetáculo com diversas atuações, acompanhado por algumas atividades paralelas. Este ano, a organização contou com a preciosa colaboração da turma do 6.º C, tendo os seus alunos ficado responsáveis pela comida e bebida servida, sob orientação da Diretora de Turma, a professora Maria Jesus Chora. Realizaram igualmente um leilão solidário, integrado no seu projeto de Educação para a Cidadania “Construa Sorrisos”, com o objetivo de angariar fundos para a Pediatria do IPO de Lisboa. A turma do 2.º A juntou-se à iniciativa, tendo colaborado no fornecimento de bens comestíveis, cujos proveitos da sua venda reverterão para o seu projeto solidário “Dress a girl around the world”. No que diz respeito ao espetáculo, contou com atuações diversas, envolvendo alunos dos três ciclos de escolaridade. Os espetadores foram presenteados com atuações musicais, declamação de poemas e leitura de textos, em que se destaca a qualidade e empenho de todos os participantes. A Biblionofre agradece novamente a todos os alunos e professores envolvidos, sem os quais a atividade não seria possível, bem como a todos os encarregados de educação e amigos que nos vieram visitar em tão festivo dia.

Clica na foto para ver mais imagens

1 Abr 2019

A solidariedade ensinada aos alunos do 2.º A

O projeto “Dress a Girl around the World” é uma iniciativa que tem como objetivo fazer vestidos para doar a meninas em países carenciados, levando-lhes assim um pouco mais de dignidade, proteção e esperança. A turma do 2.º A, orientada pela professora Fernanda, está envolvida neste projeto há já algum tempo e, com o apoio de encarregados de educação, seus familiares e outros amigos, contribuíram com airosos vestidos e versáteis calções que já seguiram para quem necessita, embrulhados em sorrisos e corações cheios. Como a professora escreve no seu agradecimento a todos os envolvidos: “(…) por que vale a pena, transformemos um simples tecido, linhas e algum elástico num momento de colaboração e partilha para quem faz, num pequeno/grande momento de felicidade e de dignidade para quem recebe”.
Uma bela lição de solidariedade e um exemplo de como todos temos a capacidade de tornar o mundo melhor.

1 Abr 2019

A biblioteca vai à horta com o 1.º A

O projeto “A biblioteca vai à horta” foi criado com o objetivo de interligar dois espaços únicos na escola, a biblioteca escolar e o parque pedagógico. Partindo do princípio que a leitura pode ser feita em qualquer lugar e que no meio da natureza o prazer é ainda maior, a equipa da biblioteca escolar acompanhou a turma do 1.º A numa experiência diferente. Assim, fomos todos juntos semear e plantar a sua pequena horta, tendo a sessão começado com uma breve história sobre respeito e tolerância. O trabalho de preparação do terreno tinha sido já assegurado com o apoio de alguns encarregados de educação e alunos do clube de ciências. Os mais pequenos terminaram a tarefa, continuando no restante ano letivo a cuidar e estimar as suas “culturas”, tanto a hortícola como a literária.

Refira-se que este é apenas um de vários projetos em curso na escola ligados ao espaço da horta/parque pedagógico, que visam a aproximação dos alunos à natureza e ao conhecimento das plantas e seu método de cultivo. Se estiver interessado em saber mais ou colaborar, fale com o professor Carlos Pessoa (Eco-escolas) ou com a professora Ana Soares (Parque pedagógico).

Clica na foto para ver mais imagens

1 Abr 2019

Final de Escola do 2.º ciclo da Batalha da Leitura | Poesia

No dia 28 de março de 2019 decorreu na biblioteca escolar da EB Santo Onofre a final do 2.º ciclo da Batalha da Leitura | Poesia. Tendo anteriormente sido apurados os finalistas do 3.º ciclo, desta vez foram os alunos do 5.º e 6.º ano a brilhar na declamação de poemas. Frente a frente estavam os alunos selecionados de cada uma das turmas do 2.º ciclo, mas não se tratou de uma competição, antes um momento de partilha em torno da leitura e da poesia. Os alunos participantes foram os seguintes: Constança Nicolau (5.º A); Daniela Cruz (5.º B); Whitney Verveer (5.º C); Maria Pereira (5.º D); João Marques (5.º E); Sofia Tavares (5.º F); Rodrigo Martins (5.º G); Bárbara Oliveira (5.º H); Maria Araújo (5.º I); Margarida Leitão (6.º A); Letícia Pereira (6.º C); Rodrigo Sábio (6.º D); Beatriz Lopes (6.º E); Rodrigo Neto (6.º F). O júri, constituído pelas professoras Ana Norte e Rosa Brochado e pela assistente operacional da biblioteca Paula Baeta, teve a difícil tarefa de apurar a finalista, a aluna Constança Nicolau, tendo como suplentes o Rodrigo Neto e o Rodrigo Martins. Podes ouvir as suas leituras no seguinte vídeo.

Clica na foto para ver mais imagens

31 Mar 2019

Sandro William Junqueira na EBI

A Biblionofre e o Grupo de Português do 2.º ciclo organizaram a vinda do escritor e animador de leitura Sandro William Junqueira, que decorreu na sexta-feira, dia 29 de março de 2019. As duas sessões tiveram como público-alvo os alunos do 5.º ano, num total de 9 turmas, e tiveram como mote o livro “A Vida Mágica de Sementinha”, de Alves Redol. Esta atividade, que devido ao elevado número de espetadores teve de ser organizada no ginásio da escola, assenta na releitura expressiva do livro pelo animador de leitura Sandro Junqueira. Este livro fez parte das leituras obrigatórias em sala de aula no 5.º ano, tendo os alunos já completado a sua exploração. Por esse motivo, e uma vez que a atuação é mais bem sucedida com o desconhecimento da história, na segunda sessão houve uma pequena alteração dos planos, tendo o convidado presenteado os alunos com a apresentação do seu livro “As Palavras que Fugiram do Dicionário”. Ao que se sabe, ninguém ficou com “orelheiras” (ouve este podcast para perceberes).

Clica na foto para ver mais imagens

28 Mar 2019

Atelier do Dia do Pai

O Atelier do Dia do Pai, que integra o plano anual de atividades da biblioteca escolar, pretende ser um momento de abertura à comunidade escolar, neste caso a pais e filhos. Assim, no passado dia 25 de março de 2019 tivemos o grato prazer de receber vários encarregados de educação (e não apenas pais, pois o mais importante é a participação) e alunos para um momento de partilha e união. A sessão começou com uma pequena história, a que se seguiu uma atividade de Expressão Musical, orientada pela professora de Educação Musical (e membro da equipa da biblioteca escolar) Isabel Seno. Pequenos e graúdos mostraram muita atenção e talento na realização dos exercícios musicais, que envolveram a voz e instrumentos musicais criados com objetos do quotidiano. No final, efetuaram-se exercícios de relaxamento. Após uma pausa para chá e bolos, com muita conversa e boa disposição, passámos a uma pequena tarefa de construção de um objeto decorativo. Os alunos pintaram a obra de arte e os pais, com maior ou menor dificuldade, construíram o “cavalete”. O nosso muito obrigado a todos os participantes.

Clica na foto para ver mais imagens

28 Mar 2019

Os vencedores do Desafio Braille

O Dia Mundial do Braille comemorou-se no dia 4 de janeiro e a Biblionofre, em colaboração com a professora de Educação Especial Rosa Brochado, lançou um desafio à comunidade escolar. Foi colocado à porta da biblioteca um placar com um texto escrito em Braille e desafiámos os alunos a efetuar a sua tradução para a escrita a negro, ou seja, reescrever o texto utilizando o registo a tinta que normalmente utilizamos, com as letras do alfabeto português. Prometemos uma surpresa aos que completassem o desafio e, como o prometido é devido, entregámos, finalmente, aos alunos vencedores o certificado de participação e uma pequena lembrança em agradecimento pela sua participação. Terminaram o desafio dois grupos. O primeiro constituído pelo nosso aluno cego Miguel Félix (6.º B) e pela Técnica de Psicomotricidade Vanessa Fialho, e o segundo pelas alunas do 6.º F, Isaura Pronto, Madalena Filipe, Margarida Mesquita, Maria Silva e Rita Pedras.

Pode visualizar o texto do desafio acedendo a esta ligação, escrito em tipo de letra Braili. Se quiser experimentar a tradução, encontra nesta segunda ligação a folha com o Sistema Braille. Pode descarregar nesta última ligação o tipo de letra Braili, que permite escrever braille em programas como o Word, PowerPoint, etc.

Clica na foto para ver mais imagens

25 Mar 2019

Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia foi este ano celebrado com uma intervenção poética no Centro Comercial La Vie, nas Caldas da Rainha, que decorreu durante a tarde do dia 21 de março de 2019. Esta iniciativa foi organizada pela Rede de Bibliotecas das Caldas da Rainha, que integra a Biblionofre e outras bibliotecas escolares do concelho. A representar a EB Santo Onofre esteve a turma do 6.º F, orientada pela professora de português Manuela Saturnino, que, além de algumas leituras individuais, apresentou uma performance coletiva baseada na poesia “Ah, que bela manhã de Primavera!”, de Fernanda de Castro. Participaram nesta sessão poética ainda alunos e professores de várias escolas do concelho, numa celebração muito merecida da poesia e dos poetas portugueses.

Clica na foto para ver mais imagens

25 Mar 2019

O Dia da Árvore com o 1.º A

No dia 21 de março de 2019 comemorou-se o Dia da Árvore e da Floresta na EBI. A biblioteca escolar associou-se à turma do 1.º A nos festejos e foi até à horta da escola plantar duas árvores. Esta iniciativa contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro, que enviou uma equipa de jardineiros para orientar a operação de plantação das duas árvores, uma ameixieira e uma macieira. Esteve também presente o professor Carlos Pessoa, responsável pelo projeto Eco-escolas. Os alunos colaboraram na tarefa com muita satisfação, segurando as árvores aquando da sua plantação e regando-as no final. De seguida, a turma encaminhou-se para o telheiro da horta, onde foi lida uma história pela professora Filomena Rodrigues e ensaiada a apresentação de um texto trabalhado em expressão dramática. A atividade finalizou com a plantação de hortênsias junto ao espaço da horta do 1.º A.

Clica na foto para ver mais imagens

22 Mar 2019

Final de escola do 3.º ciclo da Batalha da Leitura | Poesia

A Batalha da Leitura | Poesia, que este ano celebra a IX edição, já está em marcha na escola. Esta iniciativa consiste num concurso de declamação, que terá em maio a sua final interconcelhia, colocando frente a frente alunos do 2.º, 3.º ciclo e secundário das várias escolas de Caldas da Rainha e Óbidos.

A final do 3.º ciclo da EB Santo Onofre, que decorreu no dia 19 de março de 2019, contou com a participação dos seguintes alunos: Íris Gil (7.º B), Rafael Santos (7.º C), Inês Ferreira (7.º D), Martim Oliveira (7.º E), Alexandra Moreira (9.º A) e Paulo Meireles (9.º A). Num tempo em que a leitura nem sempre é valorizada pelos jovens, sobretudo em voz alta perante um público, é com grato prazer que vemos mais uma vez o talento destes alunos, bem como a coragem de enfrentar este desafio, que nem todos ousam tentar. A final foi presenciada por um competente júri constituído pelas professoras Isabel Seno, Manuela Saturnino e Rosa Brochado. Apurados os resultados, a finalista escolhida é a Alexandra Moreira, tendo como suplentes os alunos Paulo Meireles e Martim Oliveira. Podes ouvir as leituras dos poemas neste vídeo.

Clica na foto para ver mais imagens

22 Mar 2019

Final distrital do Concurso Literacia 3Di

A final distrital do Concurso Literacia 3Di, promovido pela Porto Editora, realizou-se no dia 20 de março de 2019, na Escola E.B. 2/3 Dr.Correia Mateus, em Leiria, e contou com a participação de alunos do nosso Agrupamento. A representar a EB Santo Onofre esteve o aluno Isaac Teeuw do 5.º F, que realizou a prova de Matemática. A prova de Leitura foi realizada pela ex-aluna da EB Santo Onofre, Isa Bela, que frequenta atualmente o 7.º ano na ES Raul Proença. A aluna Matilde Couto, do 8.º ano da ES Raul Proença, enfrentou a prova de Inglês. Estes três alunos foram os vencedores entre as largas dezenas que participaram nas provas de escola, o que lhes valeu a possibilidade de testarem os seus conhecimentos nesta fase distrital. A acompanhá-los na deslocação encontravam-se participantes dos restantes agrupamentos do concelho de Caldas da Rainha que, numa tarde bem passada, tiveram a oportunidade de partilhar a experiência.

21 Mar 2019

Luísa Ducla Soares na EB1 do Bairro da Ponte

No passado dia 8 de março de 2019 a escritora Luísa Ducla Soares visitou a EB1 do Bairro da Ponte, onde teve a oportunidade de partilhar a sua longa carreira de escritora. Falou dos seus livros e de outras estórias, respondendo sempre às questões colocadas pelos alunos. A escola preparou-se convenientemente para tão ilustre visita, com a apresentação de vários trabalhos realizados por alunos. Houve oportunidade ainda para a habitual sessão de autógrafos e de fotografias.

Clica na foto para ver mais imagens


BLOG da Biblionofre | TODAS AS NOTÍCIAS