Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Concurso de Empreendedorismo nas Escolas das Caldas da Rainha, promovido pela AIRO – Associação Empresarial da Região Oeste e pelo Município de Caldas da Rainha, edição de 2021, as alunas Margarida Braz e Carolina Santos receberam, no passado dia 4 de junho, os seus prémios, na biblioteca.
Margarida Braz – Prémio Inovação 3º ciclo – Projeto “The Smoothphones Shop”
Carolina Santos – 1º Classificado – Secundário – Projeto “MATA”

XI Batalha de Leitura | Poesia

Chegou ao fim a Batalha de Leitura | Poesia de 2021! Os concorrentes estão todos de parabéns!
Os vencedores são:
  • 2º ciclo – Matilde Figueiredo – EB Santo Onofre
  • 3º ciclo – Júlia Henriques – EB Santa Catarina
  • Secundário – Filipa Coutinho – ES Raul Proença
Também de parabéns estão a Matilde da EBS Josefa de Óbidos e o Bernardo Viola da ES Raul Proença, pela apresentação do evento!
Entretanto, deixamos algumas imagens dos bastidores na Biblioteca da ES Raul Proença.

Final da XI Batalha de Leitura | Poesia

A Final da XI Batalha de Leitura| Poesia é já na próxima segunda-feira, dia 24, a partir das 14 h 30 min. O evento realiza-se em regime híbrido, a partir de cada Biblioteca Escolar e com transmissão em direto no YouTube. O link será divulgado brevemente.
Na ESRP contamos com a participação das representantes do 3º ciclo, Alice Bosca, e do Secundário, Filipa Coutinho, e ainda com a colaboração do apresentador do evento, Bernardo Viola.
O júri é constituído pelas representantes das Bibliotecas Municipais de Caldas da Rainha e de Óbidos, Aida Reis e Ana Sofia Godinho, e pelo ator e professor da ESAD Diogo Dória.
Os momentos musicais estão a cargo do nosso ex-aluno João Amaral, de Rita Caravaca e da Academia de Música de Óbidos.
Que o evento seja uma celebração da leitura e da poesia!
Cartaz de Bárbara Fonseca

Resultados da Batalha de Leitura | Poesia – Fase de Escola

No dia 5 de maio, pelas 14h 00, realizou-se na biblioteca a fase de escola da XI Batalha de Leitura Poesia. Vinte e três concorrentes representaram as suas turmas com afinco e boa disposição. O resultado final foi apurado pelo júri constituído pela Coordenadora do Grupo de Português, Maria João Andrade, o professor de Português e de Expressão Dramática Aníbal Rocha e a professora de Português com experiência em eventos promotores da Leitura em bibliotecas escolares, Cristina Canotilho. Foram apurados para a fase intermunicipal as alunas Alice Bosca (3º ciclo) e Filipa Coutinho (secundário). Parabéns a todos os concorrentes!

Veja aqui o vídeo do evento

Haicai Lá Fora – 12,13 e 14 de maio

Haicai Lá Fora é o desafio que a Biblioteca da ESRP propõe aos alunos e professores do 3º ciclo e do secundário para os dias “Juntos Conseguimos… Dias Diferentes”.
O desafio foi pensado para poder ser
  • concretizado pelos alunos, a pares, acompanhados por pelo menos um professor, independentemente da disciplina que leciona;
  • realizado no espaço exterior à sala de aula (pátios da escola, ruas da cidade, parque, praia, campo, …);
  • ocupado o tempo que for necessário (o mínimo são 45 minutos e o máximo o tempo que quiserem);
  • considerado o principal desafio do dia ou apenas um complemento de outra atividade do dia;
  • feito em qualquer língua.

Haicai Lá Fora é um jogo de palavras que combina o formato do haicai (poema de inspiração japonesa) com a fotografia e concentra a atenção dos alunos nos pormenores interessantes do mundo exterior e do outro (uma planta, uma pedra, um nariz ou um fio de cabelo, um peixinho no lago, …).

Vídeo de divulgação

Cartaz: