O Erasmus+ um programa da União Europeia, que abrange as áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, que visa desenvolver a Europa do conhecimento, apoiar o crescimento inteligente e contribuir para a internacionalização e a excelência do ensino e formação.
Ação Chave 1 - Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem
Acreditação Ensino Escolar 2021-2027 | 2020-1-PT01-KA120-SCH-094713■ 1ª fase: 01/09/2021 a 30/11/2022
Financiamento: 55.886 €
■ Adenda intercalar: até 31/8/2023
Financiamento: 19.120 €
■ Total 75.006 €
Nº de Contrato: 2021-1-PT01-KA121-SCH-000005322
Mobilidades: Creta (Grécia) / Avezzano (Itália) / Reykjavik (Islândia) / Barcelona (Espanha)
■ 2ª fase: 01/06/2023 a 31/08/2024
Financiamento: 31.348 € €
Nº de Contrato: 2023-1-PT01-KA121-SCH-000116550
Mobilidades: Helsinki (Finlândia) / Munique (Alemanha)
■ 3ª fase: 01/06/2024 a 31/08/2025
Financiamento: 56.968 €
Nº de Contrato: 2024-1-PT01-KA121-SCH 000201426
Job Shadowing;
Cursos Estruturados;
Mobilidade de Alunos para fins de Aprendizagem.
– Proporcionar aos docentes oportunidades de conhecer práticas inclusivas na Europa
– Proporcionar aos alunos a vivência de experiências promotoras da inclusão e da valorização da diversidade
– Promover a Internacionalização do Agrupamento
NOME / CARGO / FUNÇÃO
Andreia Gomes – Professora 1º Ciclo
Carlos Pires – Coordenador do NAI / Presidente Conselho Geral
Carlos Simões – Elemento do CFAE Centro-Oeste
Cláudia Monteiro – Professora 2º Ciclo / DT
Dárida Pardal – Professora Bibliotecária
Elsa Rosário – Coordenadora das Bibliotecas Escolares AERP
Fernado Pedro – Elemento da Equipa de Comunicação
Hélia Henriques – Elemento Equipa Erasmus+ / DT / Profª 3ºCiclo e Secundário
João Silva – Diretor do AERP
Lina Carvalho- Coordenadora Departamento Línguas
Lina Nicolau – Coordenadora CIDE
Luís Baptista – Psicólogo e Orientador Escolar SPO
Mafalda Pedro – Adjunta da Direção do AERP
Maria Celeste Custódio – Coordenadora dos DT 11º ano
Maria da Graça Barata – Coordenadora do Pré-Escolar
Maria Isabel Sousa – Adjunta da Direção do AERP
Maria José Cândido – Elemento Equipa Erasmus+ / DT / Profª Secundário
Maria Leonor Pires – Coordenadora Erasmus+ / Coordenadora EMAEI
Maria Manuela Simões – Professora 1º Ciclo
Matilde Machado – Coordenadora do Departamento Educação Especial
Nicolau Borges – Diretor do CFAE Centro-Oeste
Paula Martins – Subdiretora do AERP
Paulo Sousa – Professor Bibliotecário
Teresa Lopes – Professora 1º Ciclo
– Docentes do quadro com serviço letivo e/ou funções de coordenação
– Equidade entre os ciclos e níveis de ensino (excetuando o ensino profissional)
– Compromisso para dinamizar atividades e divulgar projetos inclusivos no Agrupamento
– Disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro (por um período nunca inferior a 5 dias), com o compromisso de replicar o que aprender
Com este projeto esperamos estabelecer um plano de mobilidades que permita aceder às boas práticas inclusivas de instituições educativas europeias e partilhar experiências; procuramos exemplos de como eliminar barreiras à aprendizagem e inclusão destes alunos. Assim, todas as experiências de mobilidade serão partilhadas internamente, em reuniões de departamentos e conselhos de docentes, propondo atividades que se enquadrem no trabalho regular dos professores. Com a divulgação em todos os ciclos de ensino, a experiência e conhecimentos adquiridos terão impacto, não apenas no docente em mobilidade, mas também em todo o grupo do seu departamento.
Esperamos dinamizar atividades para celebrar a cultura dos países dos alunos que integram o nosso Agrupamento, como por exemplo semanas culturais em que os alunos podem trazer a família ou amigos, partilhando tradições, costumes, gastronomia, música etc.
A mobilidade escolar de alunos, num contexto internacional, é uma atividade que proporciona, por excelência, aprendizagens autênticas aos alunos. Além da vivência direta de uma cultura diferente, os alunos têm a oportunidade de participar num programa cultural, desportivo e social enriquecedor, desenvolvendo, também, o seu domínio de línguas estrangeiras, em especial, da língua inglesa, uma vez que necessitam comunicar com os professores, alunos e famílias do país de acolhimento.
Também são fomentadas competências de planeamento e organização e competências sociais, como a entreajuda, a empatia, a tolerância, a colaboração e a cooperação.
Atendendo a todo este leque de benefícios que este tipo de projeto proporciona aos alunos, sugere-se:
A integração deste projeto de intercâmbio no Plano Anual de Atividades;
A participação no mesmo seja considerada, para os alunos participantes, como um projeto integrado na Estratégia para a Cidadania e Desenvolvimento.
Célia Marteleira – Grupo de Recrutamento 330
Mário Lemos – Grupo de Recrutamento 620
Caldas da Rainha | Portugal: Escola Secundária Raul Proença
Waregem | Bélgica: Secundair Onderwijs Groenhove
Participam no intercâmbio 18 alunos oriundos das seguintes turmas:
10ºCS
10ºCT/LH
10ºCT3
10ºLH1
11ºCT1
11ºCT2
10 alunos considerados alunos com menos oportunidades de acordo com o Guia do Programa Erasmus+
Todas as atividades planificadas visam promover ativamente a inclusão e a diversidade – tema central do projeto. Contudo, também estão subjacentes à planificação preocupações ambientais e muitas das atividades promovem diretamente a educação digital.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover o desenvolvimento integral das capacidades dos alunos em diferentes domínios;
Proporcionar oportunidades de autoconhecimento e contacto com diferentes realidades no sentido de formar cidadãos autónomos e responsáveis;
Desenvolver competências na língua alvo em situações de comunicação autênticas;
Sensibilizar para a variedade de origens/proveniências que existe no nosso meio e aprender a respeitar e a valorizar essa diversidade (cultural, religiosa, social,…);
Consciencializar que, ao longo da história da humanidade, existiram momentos de coexistência e de conflitos, resultando estes últimos frequentemente da ignorância e da intolerância;
Sensibilizar para a importância do indivíduo/da ação de cada indivíduo numa sociedade democrática;
Sensibilizar para a importância dos desafios comuns que a humanidade tem de enfrentar, unindo esforços: por exemplo, as alterações climáticas, proteção ambiental,…;
Sensibilizar para a importância dos eventos desportivos e artísticos como meios de valorizar a diversidade e, simultaneamente, de atingir objetivos comuns;
Sensibilizar para as necessidades e dificuldades dos refugiados que chegam aos dois países envolvidos;
Procurar e desenvolver estratégias que visem promover a inclusão da diversidade nas nossas escolas;
Encontrar formas de divulgação das aprendizagens alcançadas, de modo a partilhar os resultados com a(s) comunidades(s) escolar(es) e a(s) cidade(s).
VINDA A CALDAS DA RAINHA (ES Raul Proença como organização de acolhimento)
06 de março a 11 de março de 2022
IDA A WAREGEM (ES Raul Proença como organização de envio)
24 de abril a 29 de abril de 2022
Viagens: avião, comboio e autocarro;
Alojamento: famílias dos alunos participantes;
Alimentação: família (pequeno almoço e jantar) e cantinas escolares ou semelhante (almoço);
Custo previsto: os alunos não terão qualquer encargo. Todo o custo da mobilidade será financiado pelo programa Erasmus+ e estão incluídos:
+ voos, transferes, transportes públicos, autocarro alugado;
+ documentação diversa, seguro de viagens e taxas de aeroporto;
+ entradas em locais de interesse cultural contidos nos programas;
+ todas as atividades lúdicas e desportivas;
+ os almoços;
+ alojamento em famílias de acolhimento, com pequeno-almoço e jantar;
+ acompanhamento pelos professores responsáveis pelo projeto.
Elaboração dos programas de mobilidade;
Reuniões informativas com alunos e encarregados de educação para esclarecimento de dúvidas (seguro de assistência em viagem, conselhos, alojamento, transportes, autorizações de saída, cartão de saúde europeu, declaração parental de autorização de cuidados médicos, outros documentos, etc);
Elaboração dos pedidos de autorização de saída;
Reunião final entre os alunos, encarregados de educação e professores acompanhantes;
Apresentação final dos momentos de mobilidade à comunidade escolar e local, sob diferentes formas.
Dos programas de atividades, tanto na Bélgica como em Portugal, constam:
+ assistência a aulas;
+ atividades diversificadas – desportivas, artísticas, laboratoriais – dentro e fora do contexto escolar;
+ saídas culturais (p.ex.: na Bélgica, a Bruxelas e a Ypres; em Portugal, a Lisboa, a Tomar e a Peniche), com visitas guiadas ou orientadas;
+ momentos de tempo livre;
+ momentos de convívio com as famílias de acolhimento.
Uma vez que os alunos que participam na mobilidade são provenientes de turmas diferentes, as aulas decorrerão de forma normal.
Os alunos que participam na mobilidade, não poderão ser prejudicados no seu processo de aprendizagem e avaliação, pelo que os professores destes alunos devem acautelar as melhores condições. Também existe a possibilidade de serem realizadas aulas de apoio/suplementares para a consolidação dos conteúdos trabalhados durante a ausência dos alunos.
Apresentação final dos momentos de mobilidade de alunos à comunidade escolar e local, através de vários meios (p. ex., redes sociais, artigos de jornal, vídeo,…)
Ação Chave 1 - Mobilidade Individual para Fins de Aprendizagem
Projeto Oeste Educa+ | Coordenador do Consórcio OESTE CIMData de início: 17/12/2018
Data de conclusão: 16/08/2022
Apoio Financeiro Erasmus: 115 490,00 €
Aquisição de competências que constituirão valor acrescentado para as instituições envolvidas.
Toda a informação sobre este projeto encontra-se no site do Oeste CIM.
Consórcio Erasmus KA101