18 Mar 2022

Visita de Estudo a Amarante

/
Publicado por

Os alunos da área de Artes Plásticas da Escola Raul Proença (10.º, 11.º e 12.º anos) visitaram Amarante para conhecerem o Museu Amadeo de Souza-Cardoso. Depois da exposição extraordinária da guia, que nos introduziu tanto o restauro de Alcino Soutinho do local onde se encontra o Museu como o trabalho do Pintor Amadeo de Souza-Cardoso, os alunos visitaram a exposição com tempo para observarem com atenção as obras expostas.

O convento tem também obras de outros artistas de Amarante cujas obras se encontram nos claustros, no caso das esculturas ou noutras dependências do Museu.

Créditos: Dulce Nunes

Amadeo de Souza-Cardoso (1887-1918); António Carneiro (1872-1930): Acácio Lino (1878-1956); Manuel Monterroso (1876-1968); António Cardozo (1932-2021).

Da conjugação de todos eles, compôs-se esta exposição. com a proposta de uma experiência mais introspetiva e sensível sobre a paisagem, sem respostas concretas e definitivas, de onde deriva um universo onde cabem a melancolia, o escapismo, a viagem, o sonho perdido, a sátira, a solidão, sombras bizarras, a alienação, o desajuste, entre tantos matizes e procuras do retrato de si mesmo, numa espiral onde apenas se intui o que dá lugar ao quê, de tão enleadas que estão todas as partes desse ser incógnito à razão.

Por mais rebuscado que nos possa parecer, tal ensaio e busca constituem uma herança e,, ainda que não nos incomode ou cative, é no mínimo digno de nota e cuidado, pois somos parte dela.