Gelatinosos na Costa
Na manhã do passado dia 22 de abril, no Espaço + da Escola Básica de Santo Onofre (EB_SO) decorreu uma palestra intitulada “Gelatinosos na Costa”, dinamizada pelas Investigadoras Sónia Cotrim e Inês Duarte do MARE (Marine and Environmental Sciences Centre), Centro de Investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, Politécnico de Leiria. Sónia Cotrim é doutorada em Ecologia do Zooplâncton e Inês Duarte é mestre em Aquacultura de Medusas.
Esta palestra faz parte de um conjunto de eventos patrocinados pela União Europeia no âmbito da celebração do Mar e dos seus recursos endógenos, o European Maritim Day.
A atividade foi destinada aos alunos de 9.º ano, integrada no projeto do Domínio de Articulação Curricular (DAC) intitulado “Organismos Gelatinosos”, inserido no tema geral em desenvolvimento no Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP) “Nós somos água”, envolvendo as disciplinas de Educação Visual, Ciências Naturais e Cidadania.
A motivação para este projeto surgiu devido a uma invasão destas medusas que ocorreu na praia da Foz do Arelho no verão de 2020, tendo esta ficada interdita a banhos durante uma semana, por se desconhecerem os tipos de organismos e causas do seu aparecimento. Esta atividade foi dinamizada pelos professores Jaime Neto e Fátima Cruz.
Os alunos criaram e produziram aguarelas sobre organismos gelatinosos, que se encontram disponíveis para consulta aqui.
Na primeira parte da palestra foi efetuada a caracterização da Biodiversidade dos organismos gelatinosos e nichos ecológicos, desenvolvimento de medusas em aquacultura no laboratório e potenciais aplicações na indústria farmacêutica, cosmética e noutras áreas da biotecnologia.
Na segunda parte, foi caracterizada a sua distribuição mais comum na costa portuguesa e cuidados a ter aquando do ser avistamento. Por último, os alunos tiveram a oportunidade de visualizar, ao vivo, várias espécies que estão a ser desenvolvidas em aquacultura, nos aquários da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar.
Durante toda a sessão, existiu bastante interação com os alunos, tendo estes manifestado bastante curiosidade e colocado várias questões às investigadoras. Foram ainda disponibilizados alguns materiais a serem trabalhados nas aulas de Ciências Naturais, no âmbito do projeto da turma.