Participação do AERP na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura
A fase municipal da 16ª edição do Concurso Nacional de Leitura realizou-se no dia 7 de março, na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha. Participaram no concurso alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário dos Agrupamentos de Escola D. João II, Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença. As provas incidiram sobre a leitura de Com a breca, há amor na biblioteca de Sara Ralha (1.º ciclo), Caixa da Gratidão de Margarida Fonseca Santos (2º ciclo), O Rapaz ao Fundo da Sala de Onjali Raúf (3º ciclo) e Refugiado de Alan Gratz (secundário). Já o júri do concurso foi constituído por Aida Reis, Bibliotecária na Biblioteca Municipal das Caldas da Rainha; Mafalda Lopes, Bibliotecária na Biblioteca da ESAD, no Campus 3 do IPL; e Inês Fouto, atriz e professora.
A manhã começou com uma receção aos alunos e professores na Biblioteca Municipal. As palavras da Dra. Aida Reis, Bibliotecária, e da Dra. Maria da Conceição Henriques, Vereadora da Educação e da Cultura, destacaram a importância da leitura para o desenvolvimento pessoal e para o conhecimento do outro e sublinharam as possibilidades de viajar e conhecer que os livros trazem consigo. Terminada a receção com palavras de incentivo e de motivação, os alunos avançaram para as provas escritas, questionários digitais que resolveram nos tablets.
Concluídas as provas escritas, os alunos e os professores foram almoçar à Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, onde puderam experimentar as saborosas refeições preparadas pelos alunos sob supervisão dos seus formadores. Foram ainda recebidos no auditório pelo Sr. Diretor Daniel Pinto, que mostrou como os livros estão ligados ao Turismo e à Hotelaria, numa conversa cheia de curiosidades. A visita terminou com a experiência divertida de andar num avião sem sair do chão, com um piloto, hospedeiras de terra e de ar, simulando a partida, viagem e chegada a um bom destino.
Durante a tarde, o concurso continuou com as provas públicas – leitura expressiva e criação de um anúncio para incentivar a leitura do livro. O auditório ficou cheio de alunos, de pais e de familiares e de professores, que incentivaram e aplaudiram os concorrentes. Já a apresentação do evento esteve a cargo das alunas Matilde Figueiredo, da Escola Secundária Raul Proença, e Madalena Gabirro, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, que deram ao concurso um ambiente muito agradável. Após a prestação das provas, o júri ausentou-se para proceder à soma das pontuações obtidas pelos alunos e conferenciar e o público pode assistir à atuação dos alunos do Clube de Música da Escola Básica D. João II, coordenados pelo professor Fernando Lopes. Foram três momentos musicais muito interessantes.
Tendo o júri regressado, foi a altura da divulgação dos dois alunos por cada ciclo que, tendo obtido maior pontuação nas três provas, irão prosseguir para a fase intermunicipal, cujas provas terão lugar em abril, em Óbidos. O júri agradeceu a qualidade das provas que os alunos prestaram e o empenho de todos os participantes. Divulgou então o nome dos alunos vencedores:
No 1º ciclo, Amélie Carvalho, da Escola Básica de Santa Catarina (AE Rafael Bordalo Pinheiro), e Sebastião Mota, da Escola Básica de Santo Onofre (AE Raul Proença);
No 2º ciclo, Carolina Figueiredo, da Escola Básica de Santo Onofre (AE Raul Proença) e Margarida Oliveira, da Escola Básica D. João II (AE D. João II);
No 3º ciclo, Beatriz Amorim, da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (AE Rafael Bordalo Pinheiro) e Lara Nunes, da Escola Secundária Raul Proença (AE Raul Proença);
No secundário, Bárbara Gama, da Escola Secundária Bordalo Pinheiro (AE Rafael Bordalo Pinheiro) e Maria Leonor Santos, da Escola Secundária Raul Proença (AE Raul Proença).
O concurso terminou em ambiente de celebração, com um lanche para todos os que participaram e assistiram ao evento.
A biblioteca escolar dá os parabéns a todos os participantes e deseja boa sorte aos alunos apurados para a fase intermunicipal.
[O objetivo do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário. Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo das suas fases consecutivas.]
Créditos das imagens: Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Eudora Pereira, Elsa Rosário.