Melhoramento genético no medronheiro e eucalipto
No âmbito do projeto Ciência Viva – SO, na disciplina de Ciência Naturais, os alunos das turmas do 9.º ano visitaram a Empresa Altriflorestal no Furadouro, Óbidos, durante o dia 28 de março, com transporte cedido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Com o objetivo de despertar o interesse para a Genética e suas aplicações, foram exemplificadas algumas técnicas de clonagem por micropropagação vegetativa, no melhoramento genético das espécies de medronheiro, desenvolvidas nos laboratórios da Quinta do Furadouro.
Em aula de campo, fizemos um percurso pedestre de cerca de 1 Km, até ao local onde se encontram as espécies de eucalipto selecionadas para a reprodução sexuada seminal, de acordo com as características fenotípicas de interesse. Foram exemplificados processos de polinização artificial por técnicos especializados.
As explicações e acompanhamento facultado pelos guias foram muito esclarecedoras e interativas na relação com os alunos, procurando esclarecer todas as dúvidas por eles colocadas.
Foram ainda disponibilizados exemplares para a multiplicação vegetativa de medronheiro, com vista a serem utilizados nas aulas de Ciências Naturais.