Quantos bichos o Bordalo tem?
O projeto “Quantos bichos o Bordalo tem?” faz parte da Bienal Cultura Educação #1 Retrovisor : uma História do Futuro.
Este projeto foi desenvolvido, num processo multidisciplinar, por todos os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas Raul Proença: Escola de Sto Onofre e Escola Raul Proença, sob a supervisão dos professores Maria João Baptista, Rita Groba e Fernando Pedro, num total de 250 alunos.
Este processo iniciou-se com saídas de campo ao Paúl de Tornada, Reserva Natural classificada como uma zona Húmida de Importância Internacional na Freguesia de Tornada. Aqui os alunos puderam ver ao vivo alguns animais que também inspiraram o artista Bordalo Pinheiro nas suas criações. Depois foram ao Museu de Cerâmica das Caldas da Rainha visitar as criações de Bordalo. Estas duas entidades foram muito importantes no desenvolvimento deste processo. Depois voltaram à escola escolheram o animal que queriam estudar e começaram os seus processos de criação.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste convidou uma das turmas para integrar no projeto GERAt juntamente com outras 11 turmas do resto do país. Essa parceria consistia no desenho de formas de animais que os alunos estavam a estudar para fazer bolachas.
Voltamos ao Museu da Cerâmica e à sua sala de Exposições Temporárias onde agora os alunos devolvem aos colegas e à população das Caldas da Rainha o seu ponto de vista sobre a natureza desta região e de certa forma contribuem para chamar a atenção de que deve ser preservada e acarinhada fazendo um Manifesto Artístico de cidadania ativa com o seu trabalho.
Aquilo que aqui está exposto é um painel coletivo por turma composto em diversas técnicas gráficas e informações multidisciplinares sobre os animais representados e é o resultado desta transformação da observação da realidade através daquilo que os alunos nos quiseram transmitir acerca dos seus animais preferidos que hoje conhecem muito melhor