5 Jun 2023

Tu aí… Tens responsabilidade sobre o ambiente!

/
Publicado por

Todos os dias devemos repensar os nossos hábitos. Extraímos, produzimos, consumimos, descartamos … e voltamos a extrair. O estado a que chegamos exige, com urgência, uma alteração coletiva dos nossos comportamentos do dia-a-dia.

Em consequência da utilização irresponsável do plástico, da prática incorreta da separação das embalagens e da má gestão dos resíduos, divulgam-se quase diariamente notícias sobre os impactes da sua utilização: o esgotamento dos recursos, as alterações climáticas, a destruição dos oceanos.

Quando nos vamos preocupar com a consequência da nossa pegada ecológica?

E como se avaliam os oceanos? Muito plástico nas praias, ilhas de plástico que estão a ser formadas nos oceanos… Foi descoberta a existência de microplásticos em zonas do oceano Ártico, em locais onde se pensava ser impossível isso acontecer, pelo menos até aos dias de hoje!

O Clube Ciência Viva – SO, com a colaboração da Biblioteca, levou a cabo uma atividade de alerta e sensibilização da comunidade escolar relacionada com a problemática dos resíduos de plástico nos oceanos, a construção do “Iglu de plástico”, composto por garrafões e garrafas de plástico de água, recolhidas numa campanha que decorreu na escola.

Este projeto tem como objetivos promover a literacia do Oceano e fomentar atitudes conducentes à sua proteção contra microplásticos e lixo marinho, bem como a preservação das espécies marinhas. Uma coisa é certa, o microplástico chegou ao nosso prato, e a espécie humana também está em risco! Se não alterarmos comportamentos, no futuro os oceanos serão de plástico e os iglus não serão mais de gelo.

Pequenos gestos como reutilizar garrafas de água, usar um saco de pano, são gestos tão simples, mas que poupam o ambiente e preservam os nossos oceanos. recusar é outra palavra-chave, não queremos embalagens que sejam demasiado descartáveis. Mas serão estas estratégias, uma redução de qualidade de vida? Claro que não, se quisermos que a vida na Terra seja sustentável no futuro.

A responsabilidade também é de muitas empresas que colocam produtos no mercado apesar de estarem comprometidas com a correta gestão de fim de vida das embalagens. 

Portanto a responsabilidade é de todos nós. Reduzir os consumos está na primeira linha de ação.   E quando está tudo Repensado e já não é possível Recusar, há que Reutilizar e só depois separar para Reciclar.

A equipa do Clube Ciência Viva – SO