20 Out 2023

 Festival das Sopas

/
Publicado por

Na semana de 16 a 20 de outubro, na EB Sto. Onofre comemorou-se os seus 30 anos de existência na Semana da Alimentação com o Festival das Sopas que envolveu diversas atividades, dinamizadas pelo Clube Ciência Viva – SO em colaboração com vários professores dos 2º e 3º ciclos, encarregados de educação, o PESES e a Biblionofre.

Durante a semana esteve patente uma exposição com trabalhos alusivos à temática, realizados pelos alunos do 6º ano, como: Pirâmide Alimentar; Cartazes e Pratos de papel reciclado pintados, com diversas mensagens de sensibilização para uma alimentação saudável.

Ao longo da semana as turmas do 6º ano e algumas do 5º ano, promoveram uma degustação de sopas às turmas do 1º ciclo e a outras turmas convidadas, onde, num agradável momento de convívio, puderam saborear, em conjunto com os professores e alguns auxiliares de ação educativa, 13 sopas distintas: juliana, sopa de legumes, sopa de peixe, sopa de cenoura e alho francês, sopa da pedra, sopa de feijão, canja de cogumelos, creme de cenoura e abóbora, canja rica, sopa de agrião, sopa de ervilhas ucraniana, canja de galinha, creme de cenoura e curgete.

Apesar de todas as sopas terem sido excelentes pela sua qualidade e sabor, destacamos essencialmente os dias de terça, quarta e sexta-feira. A turma do 6ºC promoveu a degustação da “Sopa de Peixe” que foi inspirada no poema “Peixe, peixe, peixe” da escritora Manuela Ribeiro, que, no dia 17 de outubro, esteve presente na escola, tendo apresentado várias obras da sua autoria, como “Versos para meninos que comem a sopa toda” e “Lendas de perder de vista“. No dia 18, a turma 6ºD apresentou uma dramatização adaptada do conto tradicional “O Caldo de Pedra” e, de seguida, foi servida uma “Sopa da Pedra” confecionada em Almeirim, e mais duas variedades de sopa. Ainda no dia 18, a turma do 6ºA confecionou um creme de cenoura e alho-francês e durante a degustação contou com a leitura dialogada, apresentada pelos alunos da turma, da história “Maruxa”, de Eva Mejuto. No dia 20, a turma 6ºI ofereceu uma sopa à base de cenoura e curgete e apresentou aos convidados a história “Maruxa”.

As sopas foram confecionadas em casa ou na cozinha da escola, pelos encarregados de educação, avós, professores e diretoras de turma, sempre que possível em colaboração com os alunos.

Fez-se ainda uma distribuição de fruta aos alunos de todas as turmas da escola resultante da generosa oferta da Frutalvor.

A iniciativa teve grande sucesso entre os participantes e permitiu alertar para a necessidade urgente de melhorar os hábitos alimentares, em prol da saúde e da sustentabilidade. “ Come mais sopa …a sopa traz saúde!”

A equipa do Clube Ciência Viva – SO agradece a todos os que colaboraram.