“Aprender a crescer numa escola de Afetos”
No âmbito da comemoração da Semana dos Afetos, parte integrante no Projeto “Tecer Abril: com/em Emoções”, projeto em desenvolvimento pelos alunos do 1ºB, do Centro Escolar de Santo Onofre, estes, personalizaram um cartaz “O Palhaço dos Afetos”, representando uma componente emocional/comportamental.
Como forma de manifestação, os alunos do 1ºB, ofereceram um trabalho, realizado na área da Expressão Artística, aos alunos do Pré-Escolar, da Sala Verde. Por conseguinte, pretendeu-se desenvolver a autoestima dos alunos; favorecer uma atitude positiva face às relações humanas, à compreensão do(a) outro(a) e à afetividade e capacitar a expressão dos afetos e sentimentos de uma forma positiva. Estando as emoções/afetos na base de como nos sentimos e agimos, torna-se crucial identificar, conhecer e saber como as podemos gerir em diversas situações.
Vários autores têm desenvolvido teorias que sublinham o facto de as emoções estarem na base do desenvolvimento do ser humano, à qual desempenham um papel fundamental na nossa vida. Coloca-se a seguinte questão : Qual o impacto de uma educação direcionada para os afetos, na gestão das emoções e nas aprendizagens dos alunos? …É o nosso dever diário …