Um dia no MAAT
No passado dia 8 de fevereiro os alunos do 12º ano e do 11ºano de Artes Visuais foram visitar duas exposições no MAAT, PLUG_IN Joana Vasconcelos e O CASTELO SURREALISTA de Mário Cesariny.
Durante a manhã os guias a visitam introduziram o trabalho Valkyrie Octopus de Joana Vasconcelos e os alunos puderam observar de vários pontos de vista esta instalação percorrendo todo o espaço da zona central do MAAT onde tiraram fotografias, desenharam e perceberam qual a razão da denominação da peça e a sua construção a partir de materiais comuns e o trabalhos dos inúmeros colaboradores utilizados pela artista para por em pé este projeto.
De tarde foram visitar também com os guias O Castelo Surrealista de Mário Cesariny e perceberam como os artistas modernos (Vieira da Silva, Paula Rego, Malangatana e muitos outros) e contemporâneos (João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, que trabalham em dupla e Vasco Araújo) trabalharam a partir e através das obras deste artista Surrealista o mais significativo do nosso país. Ficaram também a saber que Mário Cesariny esteve em contato com André Breton (um dos criadores do surrealismo) quando esteve a trabalhar em Paris. Puderam depois tirar fotos na construção do Castelo Surrealista onde os espelhos multiplicam e confundem diversas realidades até ao infinito.