20 Mar 2024

Energias renováveis

/
Publicado por

No espaço “Energia a Pedalar”, dinamizado pelo Centro de Ciência Viva de Estremoz, os alunos tiveram oportunidade de experimentar cinco bicicletas associadas a diferentes mecanismos . Ao pedalar, cada uma delas demonstrava uma forma de produzir “energias renováveis”: Energia Potencial Gravítica e Barragens, Ondas e Energia, Vento e Energia Eólica, Sol e Energia Fotovoltaica, Movimento e Energia Cinética.  De uma forma interativa e divertida, recorrendo a métodos simples e dinâmicos de aprendizagem, os alunos simularam a interação entre as fontes de energias renováveis, como a água, o vento e o sol e os equipamentos que as geram (hidroelétricas, centrais eólicas e centrais solares).

Ainda neste âmbito, nas estações apresentadas pela ETEO, Escola Técnica Empresarial do Oeste, os alunos puderam tomar conhecimento acerca dos cursos ministrados nesta instituição e explorar alguns dos materiais produzidos na área das energias renováveis. Por fim ainda saborearam panquecas cozinhadas com a energia produzida por um fogão foguete a partir da utilização da biomassa.

Os alunos do curso de “Animação Sociocultural” da ETEO desenvolveram um conjunto de atividades diversas, ao ar livre, que permitiram aos mais pequenos e até aos mais crescidos comunicar de uma forma lúdica e recreativa, nos jogos tradicionais.

A atividade “Gincana Bike”, dinamizada pelo grupo de Educação Física, permitiu que alunos de vários níveis de escolaridade pudessem andar de bicicleta e efetuar um trajeto com obstáculos. Alguns alunos tiveram a oportunidade de experimentar e colocaram-se em cima da bicicleta como motivação para desenvolver o gosto por essa  atividade desportiva.

A equipa de Clube de Ciência Viva – SO