22 Mar 2024

Os Dias Diferentes do 6.ºD

/
Publicado por

O par de dias que antecede as doces férias da Páscoa foi programado de forma cuidada pela Diretora de Turma e esperado com expectativa pelos alunos do 6.ºD, que conheciam de cor o roteiro e respetivo programa, rico de aventuras e aprendizagem, dinamizado nas vizinhas Óbidos e Alcobaça.


No dia 21 e para assinalar a data “O Dia Mundial da Poesia”, a primeira paragem aconteceu na Casa José Saramago que propôs uma programação especial para assinalar a data, uma celebração recheada de leitura, inovação e criatividade e a promoção do cruzamento desta arte com todas as outras. Os alunos participaram numa oficina de Voz Poética, uma atividade que se traduz num exercício de descoberta dos autores portugueses, e não só. A partir das obras e das suas composições poéticas, foram percorridas as palavras dos poetas pelo gesto, pelo movimento, pela voz dita e sentida, na intenção de comunicar e construir realidades pela poesia.


Ainda em Óbidos, as pedras sob as passadas não se fizeram rogadas e, sob rodas, pernas para que vos quero, a turma chegou ao My Machine, um espaço concebido à altura de um projeto educativo que tem como objetivo trabalhar a criatividade e a inovação na educação, capacitando os alunos com competências para intervirem no contexto onde se inserem. Baseado numa metodologia de três etapas (ideia, design e construção), os alunos foram convidados, em grupo, a pensar e a identificar problemas ou necessidades, a elaborar e a apresentar um projeto, devidamente monitorizados com vista à resolução do desafio.


Em Alcobaça, no dia 22, a viagem em torno do conhecimento prosseguiu, rumo ao Armazém das Artes, um espaço expositivo de grande qualidade, que contém uma boa coleção de arte portuguesa e conta aos participantes a história do Armazém que no tempo já foi espaço de outras valências. O registo do que ficou na memória dos participantes é realizado num diário gráfico, oferecido a cada um dos alunos, aos quais é pedido que nele contem a história daquele espaço, através do desenho e da cor. O Mosteiro e o Rossio foram igualmente paragens obrigatórias importantes de um roteiro que ficou na história pessoal de cada participante como um dia marcante.