22 Mai 2024

Mindfulness vem à Escola

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Mindfulness vem à Escola

No dia 22 de maio, foi facilitada uma actividade, com base em Mindfulness, na aula de Cidadania, do 6.ºD, tendo sido trabalhado o tema da ansiedade, utilizando técnicas de respiração consciente, reflexão sobre o que é a ansiedade e como podemos lidar com situações stressantes de forma saudável, storytelling através de visualização, terminando com uma teia das emoções onde todos os participantes partilharam as suas reflexões e descobertas.

Mindfulness é uma terapia cognitivo-comportamental de terceira geração, com resultados cientificamente comprovados na regulação da ansiedade, depressão e burnout. As evidências científicas são tão amplas que esta terapia é recomendada no Serviço Nacional de Saúde Britânico como terapia para tratamento destas patologias.

As técnicas de Mindulness, para além da área da saúde mental, são também muito utilizadas na área da educação e do desporto.São inúmeros os benefícios desta prática regular, para além da redução dos sintomas de ansiedade e da depressão:

  • Aumento da atenção e concentração
  • Aumento da memória de trabalho
  • Aumento do controlo cognitivo
  • Melhoria da regulação emocional
  • Menor fadiga
  • Aumento da satisfação com a vida em geral
  • Maior consciência corporal e da respiração

A professora, que acompanhou a actividade, considerou a abordagem e as técnicas praticadas muito importantes e úteis para os alunos, tendo os discentes participado, de forma entusiasta e muito interventiva, referindo no final da atividade que gostaram bastante e que se sentiram bem com a prática da respiração.

A atividade referida foi facilitada por Olga Prada, mãe de uma das alunas da turma e mentora do projeto Caracolga, na área de Minduflness, Meditação e Autoconhecimento.

Pode conhecer o projeto em www.caracolga.pt. ou acompanhar nas redes sociais.

Olga Prada, EE da aluna Olívia Prada do 6.ºD