31 Jan 2025

Erasmus+| Aventura do OesteCim a Rovigo

/
Publicado por

Embarcando numa aventura do OesteCim, no âmbito do Consórcio Erasmus + para o Ensino Escolar, um grupo de professores representantes de nove agrupamentos rumou à pequena cidade de Rovigo, entre os dias 27 e 31 de janeiro.

Fala-se em aventura porque nenhum dos professores se conhecia nem tinha ouvido falar da pequena cidade para onde se dirigiam. E claro, aprender e conhecer algo novo é sempre uma aventura.

O tema do Programa era Ensino Escolar. Nos cinco dias puderam aprender um pouco o Sistema de Ensino Italiano desde o berçário ao secundário, e acesso ao ensino superior.

O sistema Italiano é um pouco diferente do Português, é obrigatório (e gratuito) dos 6 aos 16 anos, podendo ir até aos treze anos de escolaridade. Depois de completar o ensino primário, as aulas decorrem apenas no período da manhã (de segunda a sábado), por esta razão não há refeitório ou bar nas escolas.

Podemos visitar escolas com diferentes graus de ensino, privadas e públicas, institutos técnicos e escolas profissionais, e ainda uma escola para adultos.

Nas diferentes visitas podemos assistir a algumas aulas e conhecer um pouco da dinâmica das instituições.

Observámos que o trabalho desenvolvido em sala de aula com alunos até aos 14 anos é amplamente baseado em projetos e trabalho colaborativo, com muitas salas equipadas para apoiar este tipo de atividades. Ao final deste ciclo de escolaridade, os alunos realizam exames escritos e orais. É nesta fase que fazem as suas escolhas quanto ao tipo de ensino a seguir: o liceu, que os prepara para o ensino universitário; o ensino técnico, que os prepara para uma profissão, sem excluir a possibilidade de continuar para o ensino superior; ou o ensino vocacional, que os prepara diretamente para o mercado de trabalho. Percebemos que os alunos, naturalmente, tomam as suas decisões com base nas suas competências e expectativas.

Como o trabalho não é tudo, aproveitamos os períodos livres de formação para explorar e nos imbuir da cultura de algumas cidades próximas de Rovigo, realizando algumas visitas rápidas.

Com este programa, podemos vivenciar uma realidade distinta, o que nos permite estabelecer comparações, refletir e sugerir pequenas adaptações construtivas para as nossas escolas.

Carla Lopes