Projeto “Emys vai à escola”
– Tornámo-nos Guardiões do Emys!
No âmbito dos Dias Diferentes do AERP, as turmas do 4.º A e 4.º B da EB Santo Onofre participaram numa atividade inesquecível: a visita do Emys, um cágado nativo de Portugal, promovida pela professora Paula Vieira, atualmente em mobilidade estatutária na Associação PATO.
Foi uma manhã muito enriquecedora, onde tivemos a oportunidade de descobrir as diferenças entre cágados e tartarugas, e de conhecer melhor o Emys orbicularys, o cágado de carapaça estriada, uma espécie de cágado nativo, com estatuto de conservação em perigo.
Durante a sessão, aprendemos que os cágados nativos enfrentam grandes ameaças, como a destruição dos habitats, a poluição dos cursos de água, a captura ilegal e a introdução de espécies exóticas invasoras, como as tartarugas de estimação que acabam muitas vezes por ser abandonadas na natureza.
Ficámos verdadeiramente fascinados por conhecer o Emys ao vivo! Participámos com entusiasmo, colocámos perguntas e ficámos muito mais conscientes da importância de proteger esta espécie e o meio ambiente.
No final da manhã, recebemos com orgulho um título muito especial: somos agora Guardiões do Emys!
Para celebrar e dar continuidade a esta aprendizagem, a professora Teresa escreveu a letra de uma canção original dedicada ao Emys, com composição musical da professora Isabel Seno. Todos os alunos dos 4.ºs anos têm participado com grande empenho nos ensaios. Contámos ainda com o valioso apoio da professora Tânia Santos, que colabora sempre connosco nos ensaios, apresentações e em diversas atividades com a sua turma, o 4.º A.
Atualmente, estamos a gravar a canção “Emys Vai à escola”, no âmbito do projeto de agrupamento “Maré Cheia uma Ideia”, com o objectivo de celebrar duas datas muito importantes: o Dia Mundial da Tartaruga e do Cágado, a 23 de maio, e o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de junho. Através desta canção, queremos sensibilizar a comunidade escolar para a importância da proteção destas espécies e do meio ambiente.
Assumimos esta missão com responsabilidade e entusiasmo, e comprometemo-nos a continuar a proteger a natureza à nossa volta e a partilhar com os outros tudo o que aprendemos.
Os Guardiões do Emys
Turmas do 4.º A e 4.º B – EB Santo Onofre
Os Guardiões do Emys








Créditos: Teresa Lopes