SO . Ciência e movimento sobre rodas
No dia 11 de junho, a EB Santo Onofre dinamizou uma jornada dedicada ao movimento, à ciência e à sustentabilidade, no âmbito do Clube Ciência Viva – SO. A atividade envolveu o Centro Ciência Viva de Estremoz, a Escola Técnica Empresarial do Oeste (áreas Energias Renováveis e Animação Sociocultural) e o grupo de Educação Física.
No espaço “Energia a Pedalar”, dinamizado pelo CCV de Estremoz, os alunos usaram bicicletas para gerar energia, simulando o funcionamento de fontes renováveis como a solar, eólica e hídrica.
Na “Gincana Bike – Sobre Rodas”, promovida pelo grupo de Educação Física, muitos alunos enfrentaram percursos com obstáculos, alguns experimentaram a bicicleta pela primeira vez, ganhando confiança e gosto pela prática.
A ETEO apresentou equipamentos de “Energias limpas” e os cursos profissionais, incluindo demonstrações com bicicletas elétricas e um fogão foguete a biomassa, onde se confecionaram panquecas. Dos equipamentos da ETEO, salientamos o carro elétrico que foi modificado e restaurado pelos alunos. Os painéis solares permitem armazenar energia em baterias que alimentam outros equipamentos, nomeadamente as bicicletas elétricas.
Uma experiência completa que aliou atividade física, ciência e consciência ambiental.
A equipa Ciência Viva- SO.









