26 Mar 2026

Alunos exploram a Ciência e a Biodiversidade em Lisboa

/
Publicado por

Alunos do 8.º Ano Mergulham na Ciência e na Biodiversidade em Lisboa

No passado dia 26 de março, as turmas de 8.º ano do nosso Agrupamento trocaram as salas de aula pelas experiências do Pavilhão do Conhecimento e pelas maravilhas do Oceanário de Lisboa.

No âmbito do Plano de Atividades do Agrupamento, o dia 26 de março ficou marcado por uma jornada de descoberta e convívio que envolveu todos os alunos do 8.º ano, cerca de 250, da Escola Secundária Raul Proença e da Escola Básica de Santo Onofre. A visita de estudo à zona do Parque das Nações, em Lisboa, aliou a experimentação científica à sensibilização ambiental, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizagem fora do contexto habitual.

A manhã começou de forma dinâmica no Pavilhão do Conhecimento. Aqui, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversas exposições interativas, onde a física, a química e a tecnologia deixaram de ser conceitos abstratos dos manuais para se tornarem desafios práticos. Entre bicicletas voadoras e experiências sensoriais, o entusiasmo foi constante, provando que a ciência pode — e deve — ser divertida.

Após uma pausa para o almoço e momentos de convívio entre as várias turmas, seguiu-se a visita ao Oceanário de Lisboa. Nesta etapa, os alunos foram desafiados a ser “detetives da natureza”. Acompanhados por monitores especializados, os grupos participaram numa atividade pedagógica centrada na resolução de um enigma. À medida que percorriam os vários ecossistemas — do Atlântico Norte à Antártida —, os estudantes tinham de recolher pistas baseadas nas explicações sobre a biodiversidade e as adaptações dos seres vivos ao meio marinho.

Para o corpo docente que acompanhou a visita, o balanço é extremamente positivo. “Ver os alunos tão envolvidos na resolução do enigma e a questionarem os monitores sobre as particularidades de cada espécie é o melhor resultado que poderíamos ter”, referiu um dos professores organizadores.

Esta iniciativa não só reforçou os conteúdos programáticos de Ciências Naturais e Físico-Química, como também promoveu o espírito de equipa e o respeito pelo meio ambiente entre os nossos jovens.

Créditos: Ana Filipa Frias