20 Abr 2026

19 alunos fazem estágio profissional na Alemanha

/
Publicado por

Financiada pelo programa Erasmus+, a iniciativa leva estudantes do curso de TGPSI a Leipzig, onde durante 47 dias desenvolverão competências técnicas e culturais em contexto de trabalho real. No dia 15 de abril de 2025, dezanove alunos do Agrupamento de Escolas Raul Proença partiram rumo a Leipzig, na Alemanha, acompanhados por dois professores. A viagem marca o arranque de um ambicioso programa de estágios internacionais no âmbito do Erasmus+, destinado a estudantes do curso profissional de Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos (TGPSI).

Este projeto insere-se na componente de Formação em Contexto de Trabalho (FCT), obrigatória nos cursos profissionais e que, habitualmente, decorre em empresas portuguesas. Desde 2024, o Agrupamento tem apostado na sua internacionalização, tirando partido dos apoios do programa europeu Erasmus+ VET. Nesse ano, uma primeira candidatura permitiu enviar 16 alunos para a Alemanha e 1 para Rimini, na Itália — uma experiência que abriu caminho para o projeto agora em curso. Um projeto aprovado para 20 alunos Em 2025, o Agrupamento submeteu uma nova candidatura ao financiamento Erasmus+ VET (Projeto 2025-1-PT01-KA122-VET-000326880) para um total de 20 alunos. A proposta foi aprovada, e 19 dos jovens selecionados partiram a 15 de abril para Schkeuditz, localidade próxima de Leipzig onde decorrerá o estágio.

Os participantes foram escolhidos com base no seu percurso académico e perfil de desempenho, provenientes do 2.º e do 3.º anos do curso. 47 dias de aprendizagem e descoberta O estágio tem a duração de 47 dias (de 16 de abril a 1 de junho). Para os alunos do 2.º ano, trata-se do primeiro contacto com o mercado de trabalho; para os finalistas do 3.º ano, constitui já a segunda experiência profissional. Em ambos os casos, a iniciativa proporciona a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, em áreas como Desenvolvimento Web, Domótica, Redes de Comunicação, Desenvolvimento de Jogos, Robótica e Modelação e Impressão 3D. Segundo o professor Ângelo Mateus, diretor de turma do 3.º ano, esta oportunidade permite aos alunos contactar com novas realidades profissionais e culturais, contribuindo para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais fundamentais para a sua futura integração no mercado de trabalho. Para muitos dos participantes, a viagem de avião foi, também, uma estreia — uma memória que certamente ficará para toda a vida.

Uma Europa em miniatura em Schkeuditz. O programa não se limita ao desenvolvimento profissional. A organização anfitriã recebe, simultaneamente, jovens oriundos de vários países europeus — Espanha, Croácia, Dinamarca, Letónia, Grécia, Sérvia, Eslováquia, Polónia, Bulgária, Eslovénia, entre outros —, transformando Schkeuditz numa verdadeira comunidade multicultural. “A convivência diária com outros estudantes, oriundos de países diferentes, estimula a comunicação em inglês e alemão, mas também noutras línguas, favorecendo a abertura ao mundo e o espírito de colaboração.” — Professora Sónia Rodrigues Além das atividades profissionais, os alunos terão oportunidade de descobrir a cultura local: tradições, gastronomia e pontos turísticos da região de Leipzig que, a par das competências técnicas, contribuirão para o seu crescimento pessoal, autonomia e espírito de grupo.

Esta mobilidade reforça o compromisso do Agrupamento de Escolas Raul Proença com a formação integral dos seus alunos, preparando-os não apenas para o mercado de trabalho nacional, mas para uma Europa cada vez mais interligada e exigente.

Agrupamento de Escolas Raul Proença | Caldas da Rainha | Abril 2025

Créditos: Sónia Rodrigues

Créditos: Ângelo Mateus