A PAZ ! … OH ! A PAZ !
Falar de PAZ é falar de respeito pelo outro tal como é, mesmo quando muito diferente de nós; todos têm o mesmo direito! É não ter medo e sentir-se em segurança. É encontrar soluções para problemas e conflitos, sem recorrer à violência. É algo que deve ser cuidado sempre e não só quando há guerra! É sorrir, partilhar, abraçar, conversar, … É ter, … é dar, … São estes, na essência, alguns dos pensamentos surgidos em reflexão com as crianças quando reunidas em ‘grande grupo’.
A PAZ É uma temática transversal, fomentada ao longo do ano. Passa por escutar e reconhecer emoções e sentimentos das crianças, ajudá-las a regular as respetivas emoções e a desenvolver competências de empatia. Mostrar que é possível corrigir e reparar os erros; valorizar o esforço e as competências da não violência. Encorajar o pensamento critico e a criatividade; expressar sentimentos de gratidão, base do respeito mutuo, da cooperação e entreajuda, da confiança e valorização do outro. Nos tempos que correm, por variadíssimas razões, torna-se necessário promover uma cultura de paz entre as crianças, em toda a escola, na comunidade educativa, disseminada à escala global.
Mª Helena Felício – Educadora de Infância
O mini projeto abrangeu não só o ‘Dia Escolar da Não Violência e da Paz’ como o dia do ‘Amigo/Amizade’ e o intervalo entre ambos.