17 Fev 2023

O CARNAVAL com Picasso, Kimmy Cantrell,… – cubismo e máscaras africanas –

/
Publicado por

O desenho, a pintura, a colagem, a modelagem, funcionam para as crianças como um jogo; campo de experimentação, de descoberta, de curiosidade e imaginação sem limites. De forma espontânea e imediata a criança constrói e cria dando asas à sua imaginação e criatividade.

Enquadrada na época de Carnaval, as crianças ouviram e visualizaram a história de vida do pintor Pablo Picasso, descobrindo várias curiosidades, entre elas, o facto de usar muitas formas geométricas nas suas obras – Cubismo.

Algumas crianças experimentaram colorir reproduções da fase cubista de Picasso e outras criaram os seus próprios modelos. Constatou-se que as obras de caras com bocas, olhos, narizes e orelhas bem diferentes e com muita cor, despertaram grande interesse. Assim, a pretexto das fantasias carnavalescas e tendo em linha de conta a riquíssima tradição do uso da máscara, desenvolveu-se com as crianças este projeto de expressão artística. Inspiradas na obra do artista, que por sua vez incorporou na sua pintura as máscaras Africanas, as crianças elaboraram “máscaras à Picasso”, utilizando cartão, sobras de papel já recortado, tinta e pincéis.

Houve ainda oportunidade para referenciar outro artista plástico, mais recente, Kimmy Cantrell, que se dedica à pintura e escultura de máscaras. Bem como aludir as famosas máscaras do Carnaval de Veneza e as dos caretos de Podence, em Trás-os-Montes.

Mª Helena Felício – Educadora de Infância