5ºD em Visita de Estudo à Fábrica de Água da Charneca
ÁGUA…
Esse recurso escasso Numa iniciativa conjunta do programa Eco-Escolas e do projeto Erasmus+ Eco Climate Eco Life da Escola Básica de Santo Onofre, os respetivos coordenadores, Carlos Pessoa e Helena Martins, levaram a efeito a organização de uma Ação de Sensibilização que constou de uma sessão prévia de preparação das visitas que se realizaram posteriormente.
Depois de terem assistido na escola, à sessão de sensibilização onde foram alertados para o importante papel que têm no uso eficiente da água e como podem contribuir para uma utilização mais sustentável deste bem tão essencial à vida, os alunos tiveram oportunidade de visitar a Fábrica de Água da Charneca.
Esta visita teve como objetivo, mostrar qual o papel das Fábricas de Água na gestão do ciclo urbano da água. Esta Fábrica, que serve os Municípios do Bombarral Cadaval e de Óbidos, constitui a principal infraestrutura de saneamento, que contribuiu para a valorização da bacia hidrográfica da lagoa de Óbidos.
A turma conheceu o processo de tratamento das águas residuais e que estas, depois de tratadas, podem ser utilizadas para diversos fins, como rega e lavagens, antes de serem devolvidas à natureza. Também ficaram a conhecer a importância das lamas como um produto de excelente qualidade para o melhoramento da estrutura e da textura dos solos agrícolas.
A turma ainda fez uma caminhada até à Lagoa de Óbidos (acompanhada pelos professores organizadores e Manuela Saturnino e Margarida Sousa), o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, de elevadíssimo valor no domínio da biodiversidade de ecossistemas e espécies faunísticas e florísticas, mas também de avifauna.
Finalmente, será importante referir o interesse que os alunos do 5.ºD evidenciaram durante as atividades, mostrando uma curiosidade assinalável, aliada a um surpreendente nível de educação ambiental, e a uma conduta irrepreensível durante a visita e a caminhada que dão “sinais” de que o futuro está em “boas mãos”.
Carlos Pessoa e Manuela Saturnino
#eTwinning #Erasmus #eco-escolas