24 Mar 2024

Participação no concurso de robótica – Roboparty 2024

/
Publicado por

Nos dias 21 a 23 de março, o Clube de Programação e Robótica do Agrupamento de Escolas Raul Proença esteve representado, por duas equipas, no concurso Roboparty – 2024, que se realizou na Universidade do Minho – Guimarães.

Entre 115 equipas presentes, conseguimos ficar nas oito melhores equipas em dois desafios. Queremos dar os parabéns aos nossos alunos, pela excelente prestação que tiveram ao longo de toda a competição. Durante este evento non-stop, cada equipa teve de construir e programar o seu robô para ser autónomo, de forma a poder participar nos diversos desafios propostos.

No primeiro dia, os alunos tiveram de soldar e montar o robô Botnroll One A e proceder à calibração e realização dos respetivos testes de funcionamento do robô. Após a montagem do robô, os alunos iniciaram a programação do robô para poderem participar nos desafios Race of Champions, Obstáculos, Fun Challenge e Dança Robótica.

O desafio “Race of Champions”, consiste em completar um percurso seguindo um uma linha preta no chão completando-o no menor tempo possível.

O desafio “Obstáculos”, consiste em percorrer um circuito no menor tempo possível, sem que o robô colida com as paredes.

No desafio “Fun Challenge”, o robô tem de empurrar bolas de ping-pong, de diferentes cores, para o campo de um adversário, às quais estão associadas diferentes pontuações. Este desafio consiste num jogo um contra um, em que existe a cooperação entre a pessoa que está a coordenar o movimento do robô e o próprio robô. Em paralelo, é possível empurrar também duas bandeiras presentes nas laterais que ligam um sistema de fluxo de ar que ajuda o robô a empurrar bolas para o campo adversário. A dança robótica é um desafio à criatividade e ao trabalho em equipa. Para poderem participar, as nossa equipas, tiveram de criar uma coreografia e enfeitar o robô, em conjunto com as equipas de outro agrupamento.

Os professores responsáveis pelo clube agradecem o apoio da empresa Transwhite, que disponibilizou uma carrinha para transportar os alunos para o evento. Sem este apoio não era possível estarmos presentes na maior competição de robótica educativa do país.