AERP em destaque no RoboParty 2025
O clube de programação e robótica Robotics Code Raul, do Agrupamento de Escolas Raul Proença, esteve presente no concurso RoboParty 2025, um dos maiores eventos de robótica do país. A RoboParty é um evento pedagógico que reúne equipas de quatro pessoas durante três dias e duas noites, proporcionando formação e experiência prática na construção de robôs móveis autónomos. Durante o evento, os participantes assistem a uma breve formação sobre eletrónica, programação e mecânica antes de montarem um kit robótico desenvolvido pela empresa Botnroll e pela Universidade do Minho. Além das competições, a RoboParty, inclui também várias atividades lúdicas, como desporto, música e jogos.
Nesta edição, entre as 96 equipas participantes, destacaram-se duas equipas do Agrupamento de Escolas Raul Proença, que obtiveram ótimos resultados: uma prestação honrosa no Fun Challenge ao passarem à segunda ronda da competição, um 6.º lugar na exigente prova Crazy Race e um excelente 3.º lugar na prova de dança Robô Show.
Na prova Crazy Race, os robôs enfrentaram um percurso desafiante que combinava duas provas essenciais: o seguimento de linha, onde era necessário percorrer um trajeto sinalizado no chão com precisão e rapidez e o desvio de obstáculos, onde tinham de identificar e evitar barreiras de forma autónoma. Para superar o desafio, os alunos tiveram de recorrer a uma abordagem eficiente de utilização de sensores e controlo, garantindo que os robôs tomassem decisões rápidas e eficientes.
No Fun Challenge, os alunos participaram num jogo um contra um que exigia a coordenação entre o aluno e o robô. O objetivo era empurrar bolas de pingue-pongue para o campo adversário, tendo em conta que diferentes cores atribuíam pontuações distintas. Além disso, os participantes podiam ativar bandeiras laterais, acionando uma ventoinha de ar que permitia empurrar as bolas para o campo do adversário. Este desafio incentivou a criatividade ao terem de desenvolver uma estrutura para empurrar as bolas e a inovação na utilização de sensores e atuadores, sempre respeitando as dimensões e as regras do evento.
No Robô Show, onde a criatividade e a programação dos robôs foram essenciais, as nossas equipas estiveram em destaque, garantindo um fantástico 3.º lugar. Este desafio incentivou a inovação e o trabalho em equipa, exigindo que os robôs executassem coreografias autónomas sincronizadas com a música. Os alunos desenvolveram sequências de movimentos criativos, incluindo padrões de deslocamento, rotações e interações com o ambiente. Os robôs foram personalizados com bonecos, desenvolvidos em articulação com uma turma do 11.º ano de Artes Visuais, resultando numa fusão inovadora entre tecnologia e arte. Os robôs, por sua vez, foram equipados com bases impressas em 3D, projetadas para sustentar os bonecos de forma segura e eficaz. Além disso, a participação nesta prova contou ainda com a colaboração dos clubes de robótica do Agrupamento de Escolas da Maia e do Instituto do Maranhão do Brasil, que contribuíram para a programação dos robôs, destacando-se o espírito de partilha e trabalho em equipa.
A participação do clube Robotics Code Raul no RoboParty 2025 foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e inspiradora, não só pelos excelentes resultados alcançados, mas também pelo fortalecimento dos laços de colaboração e criatividade entre os participantes. As vitórias e os desafios enfrentados nas competições refletem o empenho e a dedicação dos alunos, que souberam aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do ano de forma prática e inovadora. Este evento revelou, uma vez mais, o potencial da robótica como ferramenta de aprendizagem e desenvolvimento de competências valiosas, preparando os alunos para os desafios do futuro tecnológico. O Agrupamento de Escolas Raul Proença continua, assim, a destacar-se como um polo de inovação e excelência no ensino de ciência e tecnologia.









