26 Mai 2025

Dia Aberto 2025 – Escola Básica de Santo Onofre

/
Publicado por

A EB de Santo Onofre abriu as suas portas à comunidade, no dia 24 de maio de 2025, pelas 14:30, para acolher com todo o calor as crianças e as suas famílias.

Tratou-se de um tempo/espaço de partilha de vivências experienciadas, umas do dia a dia do percurso escolar, outras o resultado do outrora mundo das culturas dos alunos, as quais ultrapassam as fronteiras geográficas e linguísticas. Perante tal realidade, a escola enfrenta hoje novos desafios, que visam o desenvolvimento de práticas integradoras que contribuem para o sucesso de todos os alunos. Fazendo eco das palavras do Diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Dr. João Silva, os espaços interiores e exteriores da Escola foram palco de inspiração, partilha e dedicação que envolveram todos os participantes com o seu contributo para a realização deste Dia Aberto.

A receção aos visitantes iniciou com o discurso de abertura do Sr. Presidente do Agrupamento de Escolas Raul Proença, Dr. João Silva e com uma dança dos alunos do 1.º ciclo das turmas do 1.º ano de escolaridade que participam nas atividades das AEC com a mentora Carolina Santos. Os alunos dos 8.º e 9.º anos declamaram: “Ah! Camões…Camões!”, com uma alma contagiante.

Contámos com a presença do Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Sr. Vítor Marques, para a inauguração da Ludoteca da Escola, um projeto idealizado pelo professor Carlos Hermínio que só foi possível concretizar graças ao empenho do Professor Paulo Sousa e Filomena Rodrigues. É um espaço lúdico onde a criatividade, a socialização e a aprendizagem se devem entrelaçar. Pensando sempre na sustentabilidade, reciclar e reutilizar será uma preocupação geral para todos os que se preocupam com o ambiente e as alterações climáticas. Um pequeno gesto que poderá ter um grande impacto e contribuir para a mudança. Todos nós podemos fazer a diferença!

Os alunos do ensino articulado da Escola Vocacional de Dança e do Conservatório de Música das Caldas da Rainha, assim como a Academia de Música de Óbidos contribuíram com a sua participação para a valorização e promoção do conhecimento da música e da dança.

Seria muito extenso elencar e detalhar pormenorizadamente todas as atividades desenvolvidas e o papel de todos os intervenientes. Contudo, importa relevar que os departamentos dos três ciclos de ensino intervieram com uma mostra muito ampla de ações representativas da sua prática escolar, nomeadamente: “Pintar com a Natureza”, “Brincar com as histórias”, “Matemática Divertida”, “Vamos à Arte com os artistas!”, “Telhados de Amor – Sementes de esperança”, ”Multiculturalidade-Gastronomia de diversos países da CPLP”, “Moldagem de fósseis”, “Exposição de instrumentos musicais”, “Robótica e Informática para todos”, Laboratório aberto de Físico- Química e de Ciências Naturais, “Le français c’est super”, “British tea”, Atividades desportivas, Centro de Formação de Canoagem do Desporto Escolar, “Xadrez- senta-te e joga”, “Ciência Fora da Caixa”- Clube de Ciência Viva, Horta Regenerativa do Onofre, “Não há lixo na Natureza”- Eco Escolas/Educação para a Cidadania, Parque Pedagógico Onofre, Serviço de Psicologia e Orientação, Valências da Unidade do Ensino Estruturado 1.º. 2.º e 3.º ciclos, Sala de jogos Matemáticos, Biblionofre, entre outros.

Uma comunidade, múltiplas culturas, saberes para todos! Um universo de alegria e encanto! Um dia Aberto!!!