Do Aqueduto ao Teatro
Nos dias 9 e 10 de Maio, as turmas do 5º ano da Escola Básica Santo Onofre realizaram uma visita de estudo a Lisboa organizada pelo grupo de HGP.
Integrada no tema global do Agrupamento «Eu sou água», os alunos visitaram o grande Aqueduto das Águas Livres, mandado construir por D. João V (no séc. XVIII). Sobrevivendo ao grande Terramoto de 1755, transportava água potável até à cidade de Lisboa, captada a 14 km e proveniente de 3 nascentes. Abastecia chafarizes, hospitais, conventos e palácios. Com uma extensão de 58 km, tem o vão mais alto da Europa num dos seus arcos em ogiva – 65,29m! É formado por 35 arcos, 14 em estilo gótico e os restantes em estilo românico. Até final do séc. XIX foi usado como ponte pedonal de passagem e ligação entre o exterior e o interior da cidade de Lisboa, tendo sido encerrado por suspeitas de crimes graves de homicídio ali cometidos e contrabando de produtos.
Na parte da tarde, os alunos assistiram à peça de teatro «O Príncipe Nabo», em cena no auditório do Colégio Pedro Arrupe. Esta peça foi baseada no livro homónimo escrito por Ilse Losa e analisado em leitura extensiva nas aulas de Português.